Com todo o prazer.
Miyamoto-san, és conhecido pelo facto de criares jogos inspirado nos teus hobbies, como aconteceu no caso do Pikmin1 por exemplo, que teve como inspiração o facto de costumares passear pelo jardim, assim como o Nintendogs2, que se baseou na primeira vez em que tiveste um cão como animal de estimação. No caso do Wii Fit, conseguiste associar o teu interesse em controlar o peso a um produto. 1 Um jogo de acção para a Nintendo GameCube, em que o objectivo é a descoberta de partes e componentes de uma nave espacial que se despenhou, tendo como companhia formas de vida conhecidas como Pikmin. Este jogo foi lançado primeiramente no Japão, em Outubro de 2001, e em Junho de 2002 na Europa.
2 Jogo para a Nintendo DS que se baseia na possibilidade de desfrutares da companhia dos teus cachorrinhos preferidos. Foi lançado a Setembro de 2005 na Europa.
Sim, lá isso é verdade. (risos)Anteriormente costumavam dizer-me que não deveria misturar o que faço nos tempos livres com o meu trabalho, e que não era boa ideia integrar algo que conheço intimamente num produto, bom, naquela altura, concordava realmente com tudo isto. No entanto, a verdade é que os conceitos por detrás de jogos como Nintendogs e do Wii Fit resultaram muito bem, e fico muito satisfeito por ter estado envolvido no desenvolvimento destes projectos, sem no entanto perder a perspectiva e o ponto de vista do consumidor final.
Já por diversas vezes me tornei consciente de que é preciso manter a boa forma. Por exemplo, quando terminei a minha licenciatura, e comecei a trabalhar na empresa, acabei por ganhar peso. Estávamos todos sempre tão ocupados que eu acabava por dizer coisas do género “O que eu não dava para poder petiscar algo agora”...
Exactamente (risos). E as coisas continuaram assim durante algum tempo, sendo que, quando me casei, ainda ganhei mais peso…Até que acabei por perceber que algo tinha de mudar, e quando fiz 40 anos optei por fazer natação.
É verdade. O meu médico sempre me disse que a minha dor nas costas se devia ao facto de eu estar fora de forma, e essa foi uma das principais razões que me levaram a praticar natação. No entanto, quando comecei a fazer natação com regularidade perdi bastante peso, e também senti que a minha condição física melhorou muito. Foi então que comecei a achar que ficar em forma podia realmente ser algo divertido.
Enfim, sermos activos faz-nos sentir bem não é assim? Penso que retiramos benefícios a nível psicológico pelo facto de estarmos absorvidos enquanto fazemos uma actividade física. Eu costumava jogar pachinko3 há muitos anos atrás, mas parei quando comecei com a natação. O simples facto de nadar sem pensar em mais nada, e o apenas concentrar-me neste exercício tão exigente fisicamente acabava por ter um efeito relaxante muito semelhante ao que eu sentia com o pachinko, o que me permitiu libertar das minhas inúmeras preocupações. Quando desisti do pachinko consegui deixar de fumar, o que também contribuiu para a melhoria da minha forma física. Para ser sincero, não gosto de ser visto como uma pessoa demasiado séria. Isto é, eu nunca tive o hábito de beber, e como se não bastasse, deixei de fumar e tornei-me activo fisicamente, por isso devo parecer uma espécie de menino certinho que não parte um prato (risos). Apesar de antes achar que este estilo de vida não se adequava à minha personalidade, o certo é que me fazia sentir com o meu corpo. 3 O Pachinko é um conhecido jogo japonês que combina as slot machines e o pinball. O jogador controla a velocidade a que as diversas pequenas bolas metálicas são lançadas na máquina de pachinko, de maneira a tentar colocá-las nos orifícios, sendo que o objectivo do jogo é conseguir colocar o maior número possível de bolas nos buracos. As bolas que forem conseguidas como bónus pelo jogador podem ser trocadas por prémios.
Exacto. Então, assim que me tornei melhor na natação, conseguia nadar sem grande esforço.