Video: escolher um treinador masculino ou feminino
Gostaria agora de vos fazer algumas perguntas mais concretas acerca deste software. No Wii Fit, os jogadores podem escolher um treinador masculino ou feminino para os orientar em muitos dos exercícios.
É o que acontece quando temos um grupo de homens a trabalhar num jogo de fitness! (Risos)
Tínhamos criado um modelo muito detalhado, e a ideia de criar um segundo treinador não nos motivava. Usámos a técnica de motion capture6 com a modelo, de forma a darmos um estilo realista às nossas personagens. Mas nem esta técnica consegue captar os movimentos subtis do estômago durante a respiração, por isso tivemos de criá-los manualmente. Se criar um treinador envolveu tanto trabalho, imagina criar dois. 6 A captura de movimentos é uma forma de tecnologia usada para introduzir num computador dados que registam o movimento corporal. Estes obtêm-se colocando sensores em diferentes partes do corpo.
(risos) Os treinadores só aparecem em algumas partes do jogo, mas como é que desenvolveste as partes em que não é preciso de um treinador? Porque há ainda umas quantas assim.
Um dos protótipos era um jogo de trampolim, que me pareceu ser fantástico. Tínhamos que dobrar e esticar as pernas para simular um salto. Mas quando tentei pô-lo em prática foi muito difícil desenvolver o movimento do personagem no ar. Os outros perguntavam-me: “Que tem isto de divertido?”. (risos) Não o consegui desenvolver de forma a tornar-se jogável, e por isso foi descartado.
E este exercício é, de facto, um treino muito bom. Fiquei bastante surpreendido nas minhas primeiras tentativas, pois descobri que a minhas rotações de anca são muito melhores numa direcção do que na outra.