Na verdade, ainda era azul na Conferência da Nintendo em Outubro.
Penso que uma das maiores dificuldades foi chegar a acordo quanto ao estilo do design. Por exemplo, ao início, o principal padrão dos ecrãs Wii Fit era o azul11, para estar em sintonia com a consola Wii. Foi azul ate à E3 em Julho, mas depois mudaram subitamente… 11 O principal padrão dos ecrãs Wii Fit foi apresentado na Conferência da Nintendo a 10 de Outubro de 2007 no Japão.
Foi no dia anterior à Conferência que subitamente se decidiu mudar para verde. Já tinha a sensação que isso ia acabar por acontecer, por isso já me tinha conformado com a ideia. O verde parecia ganhar cada vez mais apoiantes com o passar do tempo.
As coisas começaram a ter um brilho mais verde logo após a E3. Tinha escolhido o azul para o Wii Fit porque essa cor transmite uma imagem limpa e pura, mas preocupou-me o facto de lhe faltar a garra que um produto verdadeiramente original necessita. Daí ter optado por mudar para o verde na fase final do desenvolvimento, e creio que foi uma decisão acertada, principalmente porque o verde é uma cor muito associada à saúde.
E gostámos muito dos teus árduos esforços! (risos). Mas mudando agora um pouco de tema, fiquei a saber que decidiram logo numa fase inicial do projecto que os jogadores do Wii Fit iriam usar Miis. Ainda que o conceito na base dos Miis se ajuste perfeitamente ao Wii Fit, não se podem incluir muitos elementos do universo Mii no design do jogo. Temos as personagens dos treinadores que parecem reais, e um Wii Balance Board. Acho que um só erro de design que fosse poderia bastar para não conseguir integrar todos estes elementos de forma coerente. Que problemas tiveram ao tentar unificar todos os elementos?
Bom, não podíamos colocar as personagens Mii a orientar os exercícios de ioga e de tonificação, por exemplo. Simplesmente não os conseguia imaginar a fazer a posição da árvore tendo eles uns braços tão pequenos! (risos)
E, para além disso, não me parece que se pudesse criar um Mii com proporções realistas para fazer esses exercícios! (risos)
Inicialmente até se falou em utilizar vídeos reais de treinadores no jogo, ao invés de criá-los a partir de polígonos, não é verdade?
Sim. Agradava-nos essa opção porque assim os movimentos dos seus músculos e roupas seriam mais perceptíveis, bem como as expressões faciais. O problema é que, uma vez que se filma material, é muito difícil poder alterar isso mais à frente, e também te impossibilita de veres os actores de diferentes ângulos. Foi por isso que acabámos por decidir usar modelos 3D. Como o nosso ponto de partida tinha sido usar vídeos reais, começámos desde logo por criar modelos realistas, com uma cor de pele que parecesse natural, e com roupas adequadas. Mas depressa nos apercebemos que essas personagens sobressaíam em demasia num universo de personagens Mii. Foi então que nos ocorreu alterar a cor de pele dos treinadores, e, para nossa surpresa, funcionou muito bem. Mostrámos os novos treinadores a toda a gente, e a maioria das pessoas achou que os treinadores ficavam melhor assim, por isso decidimos optar por uma pele sem cor. Ainda não estávamos certos que a combinação entre personagens Mii, a personagem Wii Board e os treinadores iriam convencer os jogadores. Discutimos o assunto com os restantes membros da equipa e concluímos que a personagem principal do Wii Fit era obviamente o jogador, ou, por outras palavras, o seu Mii, e dentro do universo do jogo seria a personagem do Wii Board. Mas, por causa do seu formato, não seria possível realizar poses de ioga ou outros exercícios. Foi por isso que incluímos no guião um cenário em que a personagem do Wii Board está a contratar dois “treinadores”, para que estes possam ensinar aos jogadores os exercícios que ela mesma não conseguiria executar.
Porque decidiram fazer a personagem do Wii Board tão flexível e ágil ? Não se espera que um acessório tão semelhante às balanças de casa de banho seja suave e elástico. (risos)
Oyama: A personagem do Wii Board ainda não tinha sido criada quando me juntei à equipa de desenvolvimento. Pouco depois, começámos a discutir o design para o professor, e pensámos basear-nos no treinador que supervisionava os exercícios do Wii Fit. No entanto Miyamoto sugeriu que o Balance Board falasse. Isso ia-nos permitir usar apenas o Wii Board para explicar tudo, e ia dar-nos a possibilidade de unificar todos os elementos díspares existentes no Wii Fit. Ainda assim, não conseguíamos imaginar ninguém divertindo-se a observar um acessório inanimado a falar-lhes com um tom seco. Foi então que criámos um novo guião em que o Wii Balance Board pode modificar a sua forma livremente no universo Wii Fit. Há um determinado momento no desenvolvimento em que é possível ver a personagem do Wii Board voar por detrás do calendário, como se fosse um tapete voador.