O Wii Fit por si só é um tipo de software completamente inovador, mas inclui também aspectos que são novidade. Por exemplo, é o nosso primeiro item de software a ter um canal Wii23 que lhe é exclusivamente dedicado. 23 Programas de software incluídos na Consola Wii, e que se assemelham aos canais de T.V. como por exemplo o Mii Channel (Canal Mii), e o Forecast Channel (Canal Previsão do Tempo).
O Wii Fit oferece inúmeras possibilidades que as balanças de casa de banho não podem de todo igualar, mas como requer que tenha que se ligar a TV e a Consola Wii primeiro, não podes subir para o Wii Board e pesares-te de imediato como acontece com as balanças de casa de banho normais. Ainda que não possamos fazer muito relativamente a isso, decidimos que tínhamos de encontrar forma de encurtar o tempo que leva a colocar o Disco na Consola Wii de modo a iniciar o programa, sendo por isso que as pessoas podem aceder directamente ao software através do canal Wii Channel, sem precisarem de inserir o Disco Wii Fit. Podes consultar os gráficos e as tuas pesagens diárias apenas ao activar o Wii Channel. Isto foi algo que planeámos fazer logo numa fase inicial do processo.
Achei muito boa ideia o pormenor de, quando se vê o canal Wii Channel, sugir, por exemplo o Mii do Pai com o texto “pesou-se no dia x”, o que pode servir de inspiração a situações como a tua filha chamar-te à atenção e dizer-te “Paizinho, ainda não te pesaste hoje pois não?!”
Se simplesmente te pesares, isso leva apenas cerca de dois ou três minutos a fazer, por isso a ideia é que as pessoas o façam diariamente sem sentirem que isso é uma tarefa rotineira e desagradável. Também estamos a experimentar uma coisa nova, o modo Jogging + e Step +, que pode ser jogado enquanto se vê TV24. 24 O Wii Fit apresenta modos de jogo que podem ser jogados enquanto se vê TV, usando apenas para isso os sons do Comando Remoto Wii. Estes modos de jogo consistem num exercício de jogging e num exercício de step.
Torna-se então possível jogar ao mesmo tempo que se vê um programa de televisão, sem ser necessário um ecrã de jogo. É um dos conceitos a que me agarrei mais, a certa altura achei que isso ia acabar por dar cabo de mim. (risos)
Na última conferência da Nintendo25, Miho Nakai26, o mestre-de-cerimónias, comentou comigo na altura, “Até é possível fazer o exercício enquanto se assiste a uma maratona em directo.” Eu cá acho que seria bem interessante correr enquanto se assiste a algo como a maratona Tokyo-Hakone. 25 Evento que teve lugar no Makuhari Messe em Chiba a 10 de Outubro de 2007, sendo a partir de então que a Wii Fit ficou disponível no Japão. 26 Apresentador, foi o mestre-de- cerimónias no palco da Conferência da Nintendo.
Finalmente é então possível jogar sem olhar para a TV, e apenas usando sons do Comando Remoto Wii como forma de orientação, mas atenção, se te descuidares do exercício, a Consola Wii consegue detectar isso!
Se não correres como deve ser, vai avisar-te de que deves manter um ritmo regular. E se então activares o Wii Channel no ecrã de jogo, vais começar a correr correctamente, certo? E depois de teres confirmado que estás a correr ao ritmo certo, podes voltar a mudar para o programa de TV que estavas a ver.
É estranho jogar um videojogo a segurar o Comando Remoto Wii enquanto está uma coisa diferente a passar no ecrã de TV, não achas?
Não creio que fosses conseguir fazê-lo se não estivesses a usar uma máquina como a Wii, que consome pouca energia. Seja como for, deve ter sido muito complicado trabalhar no projecto do Wii Fit e no Super Mario Galaxy ao mesmo tempo, não?
Para dizer a verdade, foi muito divertido trabalhar em ambos os projectos. Mas com o Wii Fit, fiz muitas descobertas, uma vez que existiram muitas coisas que estavam a ser feitas pela primeira vez. Mesmo depois de sair do trabalho e ir para casa lembrava-me de algo interessante, e mal podia esperar pelo dia seguinte para voltar ao trabalho e poder contar a toda a gente a ideia que tinha tido!
Estou certo de que os membros da equipa deviam ficar em estado de choque quando ficavam a conhecer essas tuas ideias no dia seguinte! (risos)