Começou com uma experiência para a DS
Nesta terceira parte vou entrevistar as duas pessoas responsáveis pelo desenvolvimento do Wii Fit. Para começar, poderiam apresentar-se e descrever brevemente o vosso papel no desenvolvimento do Wii Fit?
Eu sou Tadashi Sugiyama, trabalho na Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento e fui o produtor deste software. Anteriormente trabalhava na saga Mario Kart, e por isso este projecto foi um pouco…diferente! (risos).
Eu e Tadashi Sugiyama conhecemo-nos há muito tempo, desde os tempos da consola NES. Ele era responsável por “pixelar” os gráficos do primeiro jogo da NES que programei, apesar de já não me recordar qual era! (risos)
O meu nome é Hiroshi Matsunaga, também trabalho na Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Fui o director principal na criação do Wii Fit. Como desenhador, o meu trabalho, até agora, tinha-se centrado principalmente no aspecto gráfico. O Wii Fit foi o primeiro projecto no qual fui responsável por gerir toda a produção. Anteriormente trabalhava na animação e noutros aspectos visuais do Mario em Super Mario 64 DS1. 1 Um jogo de acção em 3D lançado simultaneamente com a consola Nintendo DS em Dezembro de 2004 no Japão, e em Março de 2005 na Europa.
Imagino que ambos se tenham sentido um pouco perdidos quando ouviram falar do projecto Wii Fit pela primeira vez. Qual foi a vossa reacção quando Shigeru Miyamoto vos incumbiu de criarem um jogo baseado no conceito de uma pessoa se pesar diariamente?
Shigeru Miyamoto queria lançar a consola Wii com diferentes pacotes de software: Sports Pack, Party Pack e Health Pack, que se converteram, por fim, em Wii Sports, Wii Play e Wii Fit. Já então falava em usar uma balança no Health Pack para incentivar os jogadores a ligarem as suas consolas pelo menos uma vez por dia. Pareceu-me bastante interessante, mas quando comecei o desenvolvimento pensei: “Fantástico, no que me fui eu meter!”. (risos)
Em jogos como Mario Kart sabias desde o início que a Nintendo iria investir muito tempo e esforço na sua comercialização. Quando começaste a trabalhar no Wii Fit, imaginaste em algum momento que se tornaria num produto tão importante?
Claro que não! (risos) Não imaginava de todo, porque tinha muito presente o sítio onde se acabam por colocar as balanças.
Estou a entender. Sendo assim, podiam pesar-se na casa de banho, guardar os dados numa memória USB e depois levá-los para a consola Wii, que estaria ao lado da televisão. Não sei por quê, mas não me parece que isto teria funcionado… (risos)
Hiroshi Matsunaga, Shigeru Miyamoto pediu-te que desenvolvesses o software em paralelo com Tadashi Sugiyama?