Na última parte desta série de entrevistas, tenho comigo cinco membros da equipa que trabalharam no desenvolvimento do som, design e planeamento do Wii Fit. Por favor, comecem por se apresentar.
Eu sou Toru Minegishi, faço parte da equipa de som do Departamento de Desenvolvimento de Software da EAD (Divisão para a Análise e Desenvolvimento do Entretenimento), e estive envolvido na criação da música de fundo do Wii Fit. Anteriormente, trabalhei no desenvolvimento da música para o Animal Crossing e para a série Zelda, e em Twilight Princess1 trabalhei como compositor principal2. 1 The Legend of Zelda: Twilight Princess, um jogo para a Wii e para a Nintendo GameCube lançado no Japão e na Europa em Dezembro de 2006.
Eu sou Yohei Miyagawa, e também trabalho no Departamento de Desenvolvimento de Software como programador de som. Tive a cargo os efeitos de som do Wii Fit, e no meu último projecto, Twilight Princess, produzi os efeitos de som.
Chamo-me Yoshiyuki Oyama, e sou designer no Departamento de Desenvolvimento de Software. Até agora trabalhei essencialmente nos jogos da série Zelda, e desenhei as personagens Majora Mask e Wind Waker, bem como os inimigos de Twilight Princess. Foi no Wii Fit que trabalhei como director de design pela primeira vez.
Eu sou Mari Shibata, e também sou designer do Departamento de Desenvolvimento de Software. Integrei a equipa Wii Fit pouco depois de ter começado a trabalhar na Nintendo, e a minha função principal era desenhar os cenários 3D. Saí temporariamente da equipa para ajudar no design 3D do Wii Sports e Wii Play, mas regressei ao projecto Wii Fit assim que terminei.
Chamo-me Arisa Hosaka, e sou responsável pelo planeamento no Departamento de Desenvolvimento de Software. Projectei alguns dos Balance Games (Jogos de Equilíbrio) do Wii Fit, e antes disso estive a cargo do planeamento do Wii Play, e escrevi algumas das mensagens de Animal Crossing: Wild World3. 3 Animal Crossing: Wild World: Um jogo baseado na comunicação, lançado para a Nintendo DS na Europa em Março de 2006.
Ora muito bem, os três senhores aqui presentes estiveram envolvidos no desenvolvimento dos jogos da série Zelda, por isso digam-me, qual foi a vossa primeira reacção quando lhes pediram para conceber um jogo de natureza completamente diferente, e que permite aos utilizadores pesarem-se diariamente?
Pode-se dizer que os jogos da saga Zelda e o Wii Fit se encontram em lados completamente opostos enquanto videojogos, por isso, a primeira coisa que me ocorreu é que seria sem dúvida uma experiência completamente diferente. Mas deixa-me referir que, mesmo antes de começar a trabalhar nos jogos da série Zelda, o equilíbrio corporal é algo que sempre me interessou.
Porque toco bateria, o que implica mover cada braço e cada perna de maneira independente, ainda que em simultâneo. Por outras palavras, para se tocar este instrumento é preciso ter um bom equilíbrio a nível físico. É por isso que à medida que fui levando mais a sério o meu gosto por tocar bateria, me fui tornando mais interessado na estrutura e equilíbrio do corpo humano. Aliás, se fosses a minha casa, irias encontrar estantes repletas de livros sobre esse tema! (risos)
Então é quase como se já estivesses predestinado a trabalhar no Wii Fit! (risos) Será que foste integrado na equipa Wii Fit porque alguém na equipa de desenvolvimento sabia desse teu interesse pelo equilíbrio?
Nunca tinha comentado isso com ninguém, por isso foi mesmo uma coincidência. Quando me disseram que ia participar neste projecto, senti que era mesmo feito à minha medida. Para além disso, já tinha trabalhado em jogos como o Talent Studio4, que é muito diferente dos jogos mais emblemáticos da Nintendo, como Zelda, por isso achei que essa minha experiência anterior me ia permitir abordar o Wii Fit com uma mente mais aberta. 4 Mario Artist: Talent Studio, um programa artístico para uso exclusivo com o acessório 64DD da Nintendo 64, e que foi lançado exclusivamente no Japão.
De facto são jogos totalmente distintos, não são? (risos) Então e tu Miyagawa, qual foi a tua primeira reacção?