Primeiro gostaria de abordar a questão do som. Penso que a música nos jogos Zelda assume muita importância, uma vez que o jogo decorre num mundo de fantasia e assim o som acaba por dar um impacto mais intenso às emoções do jogador. Já os utilizadores do Wii Fit vão ouvir a mesma música diariamente, pelo que a música para este jogo não se deve destacar tanto, já para não dizer que, como se trata de uma música que se vai ouvir todos os dias, deve ser agradável, e não algo que te ponha os nervos em franja. Criar um tipo de som diferente que, e ao contrário do que acontece em Zelda, consigam pôr o utilizador de bom humor dia após dia, não deve mesmo ter sido tarefa fácil.
Pois, eu sei, especialmente no caso da Yoga. Começo logo a transpirar quando faço, mesmo que as poses sejam bastante simples.
Penso que para fazer exercício é preciso ter alguma resistência física e mental. Queremos que as pessoas utilizem o Wii Fit todos os dias, mas alguns utilizadores podem vir a encarar isso como uma tarefa diária não muito agradável, e é por isso que quando estava a compor a música, concentrei-me em criar música que proporcionasse um relaxamento mental aos utilizadores, e que os motivasse a encarar isto com entusiasmo e de forma contínua, ao invés de acabarem por desistir. Também me apercebi que, no geral, o esquema de cores da maior parte dos cenários (excepto no caso dos Jogos de Equilíbrio), como no Wii Fit Plaza9, e o ecrã do menu principal, baseava-se muito no branco e isso podia transmitir uma sensação um pouco fria. 9 O ecrã onde se pode ver o peso, o IMC, e o historial de treino de até oito amigos e familiares registados no Wii Fit.
Tive de trabalhar muito nisto até encontrar o caminho certo. Por exemplo, no início, decidi usar apenas instrumentos para produzir essa sensação de energia positiva, mas o resultado acabou por não ser coerente com o design que aparecia no ecrã, e dava a sensação que algo não batia certo. Por isso, acrescentei alguns sons sintetizados de forma a não me desviar muito do tema dos gráficos, por exemplo.
A mim parece-me que criar música que vai ser ouvida diariamente é um desafio e tanto. Então e tu Miyagawa, quais foram as dificuldades com que te deparaste na criação dos efeitos sonoros?
Antes de começar este projecto, preparei-me mentalmente de modo a não confiar em demasia na minha experiência com os jogos da saga Zelda. Por exemplo, em Twilight Princess criei os gritos das personagens desenhadas pelo Oyama. Ele desenhava todo o tipo de criaturas e insectos que não eram parecidos com nada que alguma vez tivesse visto, e eu tinha de me dedicar a criar uma série de ruídos bizarros para eles. Eis que, subitamente, sou confrontado com um tipo de trabalho completamente diferente, em que se pretendia algo bem mais suave, digamos que foi algo complicado para mim começar a caminhar nessa direcção tão oposta. (risos)
Aquilo que levei mais tempo a preparar foram os efeitos de som para felicitar o jogador, e os sons que o jogador iria ouvir se o seu desempenho não fosse lá muito bom. Não me preocupavam muito os primeiros, uma vez que fariam as pessoas sentirem-se bem. Já os efeitos sonoros para indicar um fraco desempenho precisaram de ser cuidadosamente trabalhados, até porque as pessoas iriam ouvi-los diariamente. Queria evitar utilizar sons estridentes como aqueles que se ouvem nos concursos quando alguém dá uma resposta errada. O meu objectivo era criar sons que indicassem que determinado jogador devia melhorar, mas sem desmotivá-lo. Empenhei-me muito na criação destes efeitos sonoros.
Compreendo. É difícil fazer exercício físico quando não se está acostumado, por isso é natural que seja complicado para algumas pessoas no início. Então se forem confrontadas com barulhos irritantes de cada vez que se enganam, é inevitável que acabem por ficar desmotivadas e por desistir. Ou seja, querias assegurar-te que os efeitos sonoros não iriam desmotivar as pessoas.
Exacto, queria que os jogadores sentissem que estavam a ser tratados com gentileza mesmo se se enganassem. Mas o processo de adicionar os efeitos sonoros em si não foi assim tão complicado, porque era basicamente o mesmo que nos jogos Zelda.