Exacto. Denominámo-lo de “Kakuto-Geemu Ryuoh” (Dragon King: The Fighting Game)
Uma vez que não é frequente termos a oportunidade de nos sentarmos e falar sobre o Smash Bros., gostaria de aproveitar a última parte desta entrevista para retroceder no tempo e falar acerca do início desta série, que começou em 1999 com o título para a Nintendo 64, Super Smash Bros. Éramos responsáveis pelo desenvolvimento deste protótipo.
Nessa altura não estávamos a utilizar quaisquer personagens Nintendo, e enquanto o Sakurai tratava do planeamento, especificações, design, modelação e movimento, eu tratava sozinho da programação. Em alguns aspectos, era o derradeiro projecto artesanal.
A configuração da equipa era semelhante a uma que faria um jogo para a NES! (risos) Embora tivéssemos uma pessoa adicional que nos ajudou com o som.
Foi numa altura em que procurávamos encontrar formas de criar um jogo que queríamos muito fazer e que desse resultado, enquanto trabalhávamos noutros títulos. Abordou-me com uma ideia interessante e, como pensei que deveria começar imediatamente a trabalhar no projecto e tentar dar-lhe vida, tentei oferecer algum incentivo concordando em fazer a programação e solicitei que escrevesse um planeamento de projecto. Contudo, como ambos tínhamos outras responsabilidades na altura, era difícil termos tempo para trabalhar no projecto.
Se não estou em erro, na altura conduzias um outro projecto que ocupava a maior parte do teu tempo.
Não tinha qualquer tempo disponível durante a semana, e tinha de fazer a programação aos fins-de-semana. Montava os dados e especificações que me enviava, e o projecto ia lentamente ganhando forma entre sucessivos envios de alterações um ao outro. Era interessante trabalhar no projecto, à medida que tinha mais entretenimento, mais eu incorporava as suas ideias.
Um membro do pessoal queixou-se até que parecia ganhar vida sempre que trabalhava na programação para o nosso projecto. (risos)
E provavelmente teria razão. Sentia algo especial relativamente a este título desde o primeiro momento em que iniciei a programação. Mesmo assim, não fazíamos ideia que iria ganhar proporções tão épicas.
Exacto. Ou seja, na altura não sabíamos que iríamos poder utilizar personagens Nintendo.
Em retrospectiva, a principal razão por que assumi o projecto foi para criar um jogo para quatro jogadores que utilizasse o joystick 3D único da N64. Quais foram os teus motivos?
Bem, pretendia oferecer uma alternativa aos jogos de luta bidimensionais que populavam o mercado. Pretendia também ver se era possível conceber um jogo para quatro jogadores interessante, que oferecesse uma nova experiência sempre que fosse jogado. Em traços simples, o meu objectivo era criar uma battle royal de quatro jogadores.
Creio que “Battle Royal de quatro jogadores” estava escrito na capa do documento de planeamento do projecto.