Porque é que alguém como eu está aqui hoje? Em que é que o Iwata estava a pensar?
Porque é que alguém como eu está aqui hoje? Em que é que o Iwata estava a pensar?
Na verdade, Iwata ficou curioso sobre os meus métodos de desenvolvimento de jogos, e isso fez-me pensar no tema da palestra de hoje.
Iwata queria saber como é que uma pessoa podia trabalhar num jogo sério, com uma história envolvente, como “METROID: Other M”, e, ao mesmo tempo, trabalhar em títulos cómicos e excêntricos, como “TOMODACHI COLLECTION” e “WarioWare: D.I.Y.”. Procurava uma explicação para a minha atitude e abordagem, quando criava jogos que eram completamente opostos.
Quando o Sr. Iwata me sugeriu isso, fiquei ligeiramente perplexo, sobretudo porque nunca tinha pensado activamente nisso.
Muito bem, para ajudar na explicação, gostaria de dar nomes a estes jogos de tipos diferentes. Vou chamar “sérios” aos jogos semelhantes a METROID e “cómicos” aos semelhantes a “Wario”. A propósito, Iwata não acha estranho que eu consiga trabalhar em projectos opostos, quer “sérios” quer “cómicos”. Acha apenas curioso que eu seja capaz de criar algo com um “lado sério”. Sei bem que Iwata pensa em mim apenas como “alguém com um toque cómico”.
Gostava de aproveitar para falar de um realizador que descobri na minha juventude. Chama-se Dario Argento17 e é um realizador italiano. É mais conhecido pelos filmes Suspiria18 e O Mistério da Casa Assombrada19. Sem dúvida, O Mistério da Casa Assombrada foi o que inspirou mais o meu processo criativo. Sempre me interessei por filmes de terror, mas, na altura, não havia um que me agradasse. Sempre senti alguma frustração, porque me faziam sempre sentir que “faltava alguma coisa”. Isso foi antes de descobrir os filmes de Argento. Fiquei muito surpreendido com a originalidade da técnica dele. O estilo que sempre procurei estava lá. Descobri que não havia dúvida de que queria criar algo como Argento criou. Foi assim que compreendi os componentes da técnica dele.
17 Dario Argento é um realizador italiano, que esteve envolvido em vários filmes de terror.
18 Suspiria foi um filme de terror lançado em 1977. Tornou-se conhecido pela sua máxima (traduzida do japonês) “certifique-se de que não o vê sozinho”.
19 O Mistério da Casa Assombrada foi lançado no Japão, em 1978, e distribuído como “Suspiria Parte 2”.