Penso que este título é a síntese de todo o conhecimento que adquiri e o culminar de todas as imagens que queria ver num título com um “lado sério”. Trabalhei nele como produtor, mas penso que a minha participação foi diferente da de um produtor normal. Neste projecto, escrevi a história que decorre entre “SUPER METROID” e “METROID Fusion”. Também volta a apresentar Adam Malkovich, que, de certa forma, apareceu em Fusion. Conto a história de Samus enquanto jovem e revelo a relação dela com Adam, mas isso é apenas uma parte de Other M. Com o conhecimento que adquiri enquanto trabalhei em “Famicom Detective Club”, tentei dar ao jogo um ambiente de suspense. O drama humano é outro elemento da série METROID, por isso decidi explorar a história de Samus e Adam a partir de outra perspectiva. Quando criei o cenário para o jogo, percebi que era possível controlar de perto o “ambiente”, o “tempo”, as “premonições” e o “contraste”, mesmo quando se tratava apenas de um esboço. Penso que consegui aproveitar ao máximo a minha experiência de escrita de cenários de jogos, ao criar a narrativa que deu à personagem de Samus a oportunidade de se entregar em sequências muito bem interpretadas. Também criei outro elemento essencial para a história, o esboço do design do jogo. Podemos dizer que criei os alicerces. O passo seguinte foi encontrar o melhor parceiro para colaborar neste projecto. Foi aí que entrou a Team NINJA29.
29 Team NINJA é uma equipa de desenvolvimento pertencente à TECMO. Já desenvolveu títulos como Dead or Alive e Ninja Gaiden, uma série de jogos de acção.
Tínhamos as mesmas preocupações e conseguimos concordar em muitos aspectos e partilhar ideias, apesar dos limites da colaboração entre empresas. O culminar dessa forte colaboração entre a equipa da Nintendo e a equipa da Team NINJA, bem como o nosso empenho, abriram caminho para a criação deste tipo novo de Metroid. Com o objectivo de tornar Other M o melhor jogo Metroid de sempre, trabalhámos em pé de igualdade e sem limitações. Permitam-me que partilhe um momento importante sobre o desenvolvimento do esquema de controlos de Other M.
Quando planeei este jogo, houve apenas um aspecto do qual não estava disposto a abdicar. Queria que fosse possível controlar Samus apenas com o Comando Remoto Wii. Num jogo de acção e tiros como Metroid, ter controlos além de mover com o +Controlo e saltar e disparar com dois botões é impensável. Por isso, no início, pensei que Samus devia movimentar-se ao longo de um caminho. Sim, Samus caminharia por um percurso invisível. Desde que o ângulo da câmara fosse controlado de forma eficaz, pensei que seria possível que o jogo tivesse um ambiente impressionante. Contudo, assim que a colaboração começou, a Team NINJA sugeriu o uso do Nunchuk. Opus-me firmemente e expliquei-lhes porque queria usar controlos apenas do Comando Remoto Wii. Perceberam logo a minha posição. E, além disso, propuseram um sistema com um mapa 3D completo, onde Samus se movimenta livremente, usando o +Controlo. Não tive qualquer objecção, se de facto fosse possível. Mas duvidei. Pensei que, se fosse mesmo tão simples, porque é que nunca ninguém o tinha feito? Mas o Sr. Hayashi já tivera muitos sucessos e, claro, confiei nele.
Surgiu o dia em que testámos este método de controlo. Era perfeito. Era agradável. Além disso, as acções rápidas e o posicionamento perpendicular de Samus eram ideais para funcionar com o mapa básico de Metroid. Assim, o sistema básico ideal incorporava movimentos hábeis semelhantes a 2D, com um Comando Remoto Wii na horizontal, e, assim, nasceu um jogo FPS controlado pelo cursor. Hayashi chamou a este estilo um “jogo NES com a tecnologia mais recente”. Penso que se enquadra perfeitamente. Além disso, para o design de Other M foi necessário fazer com que a transição entre o jogo e as cenas cinematográficas fosse perfeita e elegante. E o “ambiente”, o “tempo”, as “premonições” e o “contraste” também foram necessários aqui. Para transmitir isso correctamente, usei algo chamado “folha de especificações de cinema”. Criei uma folha de especificações para a captura de jogo e de movimentos. Claro que o som e os efeitos sonoros também foram incluídos. A edição de vídeos, que aprendi para editar os vídeos do meu filho, tornou-se útil.
E gostava também de apresentar outro grupo de pessoas talentosas, que se juntou a nós neste projecto.
Quando vi a sequência criada pelo director Kitaura, fiquei sem palavras, porque o que ele tinha criado excedia em muito o que lhe tinha transmitido. A minha imaginação não o conseguiu acompanhar. Seria de facto possível criar aquelas imagens? Surgiram-me várias ideias e, ao ver que eu não reagia, o director Kitaura parecia pensar: “Talvez ele não tenha gostado...” Mas os conteúdos daquela sequência tornaram-se o filme de abertura de Other M.
Assim, o mundo criado pelo director Kitaura excedeu facilmente até as minhas próprias expectativas e deu vida ao mundo Metroid, transformou Samus Aran numa heroína linda e deu às cenas de acção a intensidade necessária.
O director Kitaura é um ano mais velho do que eu. Nascemos sensivelmente na mesma altura e fazemos parte da mesma geração. Temos raízes e influências semelhantes. Mas também temos muitos aspectos diferentes. Divirto-me muito a comparar notas sobre os tipos de materiais que temos escondidos nos nossos arquivos mentais. Essa compilação de experiências de vida ajudou a tornar Other M muito mais bonito e fixe. Penso que não podia ficar mais contente com o resultado.
A visão criativa desse director é produzida pela Taiyo Kikaku e apoiada pelos melhores artistas de computação gráfica do Japão. Essa ligação forte entre as empresas torna possível esta combinação.