Muito bem, acho que está na altura de as duas pessoas da Nintendo se apresentarem.
Chamo-me Morisawa e faço parte do Grupo de Produção Nº 1 da Divisão de Planeamento e Desenvolvimento de Software da Nintendo. Trabalhei como director de arte em Metroid: Other M. Fui responsável por criar personagens e níveis para o jogo, assim como supervisionar o design conceptual do aspecto de todo o mundo do jogo. Também trabalhei em outros jogos da série Metroid: Fusion 12, em que estava encarregado dos cenários, e Zero Mission, em que fui o director de arte. Este projecto foi a minha primeira experiência a trabalhar num jogo para uma consola doméstica, por isso, havia muitas coisas que não entendia. Assim, juntei-me a este projecto com a intenção de continuar a minha aprendizagem sobre consolas domésticas com a Team NINJA. 12 Metroid Fusion é um jogo de acção para a Game Boy Advance lançado no Japão, em Fevereiro de 2003, e na Europa, em Novembro de 2002. É o quarto jogo da série.
Chamo-me Hosokawa, e também faço parte do Grupo de Produção Nº 1 da Divisão de Planeamento e Desenvolvimento de Software da Nintendo. Trabalhei como realizador neste projecto. Tenho sido responsável pelo design de jogos – design de níveis e não só –, em Fusion e Zero Mission, por exemplo. As temáticas de desenvolvimento em que estou envolvido agora incluem a quantidade de ambiente 2D que devemos dar ao jogador num mundo 3D e como criar “um jogo NES com a mais recente tecnologia”, em que se segura o Comando Remoto Wii na mão em posição horizontal. Desde o princípio que este título teve um enredo muito forte.
Isso porque, muito antes de alguma coisa ser produzida, este projecto começou com uma história na cabeça de Sakamoto-san, não é verdade?
Exactamente. Por causa disso, eu estive encarregado de reunir a história, de comunicar as reorganizações à Team NINJA, e de me certificar de que a história ficava bem unificada. Ao início, Sakamoto-san foi um pouco vago acerca daquilo que queria fazer.
Ah, ele parece ser assim visto de fora, não parece? Sakamoto-san tem uma imagem específica daquilo que quer fazer, mas não se exprime claramente. É por isso que ele é incapaz de explicar do início ao fim a imagem que tem, de forma a que outras pessoas entendam. No entanto, ele tem uma imagem nítida na cabeça, por isso, quando lhe mostram algo que nem que seja apenas um pouco diferente dessa imagem, ele diz, muito claramente: “Ah, não. Isso não está bem.”
Exactamente. A minha missão era pensar em formas de comunicar com as pessoas da Team NINJA e da Taiyo Kikaku.
O teu trabalho envolveu colaborar com a Team NINJA, uma equipa externa que se pode orgulhar de ter conseguido feitos notáveis e que criou várias obras-primas. Além disso, foste o representante da marca Nintendo. Como te sentiste ao fazer este trabalho?
Como podes imaginar, estava um pouco assustado, ao início. Como disseste anteriormente, a Team NINJA, que foi responsável pela criação de algumas das mais conhecidas marcas de jogos de acção, parecia estar no extremo oposto ao nosso, e eu estava ansioso por saber se as coisas iriam correr bem ou não. Claro que, como havia coisas que desejávamos muito e com as quais queríamos seguir em frente, preocupava-me que eles não conseguissem entender esses desejos ou que nós não conseguíssemos trabalhar uns com os outros, o que, na pior das hipóteses, faria com que o projecto ruísse por completo. Desse ponto de vista, estava muito ansioso.
Como outras pessoas já mencionaram, todas essas preocupações foram completamente erradicadas depois de falarmos uns com os outros algumas vezes. Todas as pessoas da Team NINJA tinham uma postura muito positiva no que diz respeito a ouvir as nossas opiniões, e não se limitaram apenas a ouvir, também surgiram com um fluxo constante de novas propostas. Foi, por isso, muito fácil trabalhar com eles.
Quando Sakamoto-san e a equipa me disseram como estavam a correr as trocas de ideias entre as duas equipas – isto foi logo após o início do projecto –, lembro-me de sentir: “A razão de este projecto estar a correr tão bem tem de ser o facto de existir uma grande afinidade entre a Team NINJA e a equipa de Metroid.” Neste projecto, fiquei logo com a impressão de que, especialmente nas primeiras etapas, desde o início até ficar realmente bem encaminhado, as coisas corriam de forma fluida.
É claro que existiram vários problemas que envolviam pormenores, mas tenho a sensação de que a fluidez geral do processo foi boa.