Obrigado nós.
Hoje, gostaria de falar sobre Metroid: Other M, um jogo que está a ser desenvolvido através da colaboração entre a TECMO1, a equipa de produção cinematográfica liderada por Kitaura-san, e a Nintendo. Obrigado a todos por terem vindo. 1 Fundada em 1967, a TECMO é uma empresa de videojogos. Enquanto empresa subsidiária da TECMO KOEI GAMES CO., LTD., a qual é responsável pelos projectos de software para jogos dentro do grupo TECMO KOEI, . Actualmente, actualmente a TECMO está encarregada de áreas como o desenvolvimento de jogos.
Chamo-me Sakamoto e trabalho na Nintendo. Criei o planeamento inicial para este projecto e, ao longo de todo o processo de desenvolvimento, tenho colaborado com a TECMO, no que diz respeito à jogabilidade, e com Kitaura-san, na parte cinematográfica do jogo. Comparando as duas, eu diria que, desta vez, tenho mais trabalho na área cinematográfica. Por exemplo, à medida que o desenvolvimento progride, temos de ter muito cuidado com tudo, desde a escolha dos diálogos das personagens até à compilação dos filmes, para que a jogabilidade e os filmes estejam perfeitamente integrados. Tudo isto para garantir que o estilo que ambicionávamos com Other M funciona na perfeição como jogo.
Eu tenho observado este projecto à distância, e achei muito interessantes as transições que o teu trabalho atravessou, Sakamoto-san. No início, houve um período em que não fizeste mais nada senão pensar no aspecto mais básico de todo o projecto: “O que é Metroid?”. A seguir, houve um período em que te preocupaste com o que fazer com a história. Assim que a fase de desenvolvimento arrancou, mergulhaste nos pormenores dos filmes de uma forma que me levou a pensar: “Ele pensou assim tanto nisto?”.
Claro que sim. Chamo-me Hayashi e trabalho na TECMO, LTD. Sou o chefe de equipa da Team NINJA2. Sakamoto-san pediu-me para trabalhar neste projecto, e tornei-me o realizador de Metroid: Other M. 2 Team NINJA é uma equipa de desenvolvimento dentro da TECMO. Os títulos desenvolvidos por esta equipa incluem os jogos de acção das séries Dead or Alive e Ninja Gaiden.
Chamo-me Kitaura e sou o representante da D-Rockets co., ltd. Trabalho, principalmente, como realizador de anúncios publicitários para TV, mas também realizo os filmes para os jogos da Tecmo, e estou a trabalhar neste projecto como realizador de toda a parte cinematográfica. Obrigado pelo convite para estar aqui hoje. 3 D-Rockets co., ltd. é uma empresa criativa que produz conteúdos cinematográficos, tais como computação gráfica para anúncios publicitários, videojogos, vídeos promocionais, entre outros. A empresa foi criada em 2008.
Muito obrigado a todos. Muito bem, tenho a certeza de que muitas pessoas têm a impressão de que a Team NINJA da Tecmo e a Nintendo são duas empresas de videojogos realmente muito diferentes. O que te levou a pedir à Team NINJA para trabalhar em parceria contigo no desenvolvimento deste projecto, Sakamoto-san?
Quando comecei a pensar nos planos para este jogo Metroid, havia coisas difíceis de explicar às pessoas dentro da Nintendo. Penso que as minhas ideias pareciam ser exageradas ou sonhos impossíveis. Coisas como criar um espaço 3D estável, apesar de o jogador ter de percorrê-lo horizontalmente para progredir, ou como o desejo de ter filmes muito longossuperlongos, mas tê-los perfeitamente integrados no enredo, para que o jogador possa seguir a história enquanto joga. Acho que, quando falava nestas coisas, as pessoas tinham dificuldade em compreender-me.
Quando a Nintendo cria jogos, começamos geralmente pela criação dos sistemas e das funcionalidades do jogo, em vez da história ou do aspecto do cenário. No entanto, desta vez, como querias apresentar primeiro a história, as pessoas tiveram dificuldade em compreender a ordem da tua abordagem. Foi isso que aconteceu?
Penso que sim. Por isso, houve uma altura em que eu próprio me afastei dessa abordagem. Durante esse período, enquanto pensava “Como é que eu vou tornar isto possível?”, achei que seria uma boa ideia ter uma reunião com a Team NINJA, uma vez que tinha jogado Ninja Gaiden, o que mudou bastante a minha impressão sobre jogos em 3D. 4 Ninja Gaiden é um jogo ninja de acção e aventura, desenvolvido pela Team NINJA e editado pela TECMO. Foi lançado no Japão, em Março de 2004.
Embora o jogo estivesse muito focado em movimentos, os controlos eram simples e era um jogo realmente confortável de jogar. Por isso, pensei que uma equipa que tinha conseguido criar um jogo daqueles também seria capaz de tornar o jogo em que eu estava a pensar numa realidade.
Ele pode ser vinte anos mais novo que eu, mas, quando o conheci e comecei a falar com ele, senti que ele tinha a alma de um criador de jogos da velha guarda. Percebi que ele se coloca sempre na posição do jogador e que pensa, de forma séria, em maneiras de tornar a experiência de jogo mais agradável.