Já me contaram muitas coisas acerca deste projecto. Houve mais alturas difíceis ou penosas de que alguém queira falar?
Não, não sinto. De facto, diria que, no final deste projecto, em vez de se abandonarem coisas, houve um crescente número de adições ao jogo. Como acrescentámos uma série de coisas, e como fomos capazes de colocar tudo num único disco Wii de camada dupla, aquela sensação de ter terminado era muito forte. É por isso que quase não me lembro de quaisquer alturas problemáticas.
Bem… Sim, eu acho o mesmo. Mesmo com as longas reuniões que tivemos, não senti nenhum momento especialmente difícil. Como era muito importante para este projecto mostrar as emoções de Samus, nós não queríamos que nada se perdesse, especialmente durante o processo de localização, por isso, Saito-san e a sua equipa fizeram coisas como visitar os Estados Unidos três vezes...
Acho que a razão pela qual gostámos de trabalhar neste projecto foi o facto de todos, começando por Sakamoto-san, e incluindo o director Kitaura-san e Hayashi-san, serem “elogiadores dotados”. Eles faziam alguém trabalhar arduamente mas, depois, elogiavam-no por isso. Estes elogios faziam com que as pessoas se esquecessem rapidamente do quão arduamente tinham trabalhado.
Ah, sim. Essa é uma qualidade importante que se deve ter. Especialmente quando se tenta liderar um projecto enorme até ao seu objectivo.
Eu acho que sim. Mesmo que chegues a pensar que é mesmo difícil, no fim, podes relaxar e sentir: “Estou tão contente por ter dado o meu melhor...”
Normalmente, quando o período de desenvolvimento de grandes projectos é aumentado, como este foi, a equipa fica muitas vezes esgotada. É claro que vocês devem estar todos cansados física e mentalmente, mas, ao falar convosco hoje, não vi ninguém que me parecesse completamente esgotado. É por isso que acho que, também neste sentido, este projecto foi muito saudável. Muito bem. Então, gostaria de terminar perguntando a cada um de vocês se há alguma coisa que queiram promover ou para a qual queiram chamar a atenção. Comecemos por ti, Hosokawa-san.