Ambos estiveram envolvidos na criação de jogos durante muitos anos. Quando fazem jogos, como acreditam que podem provocar emoções nas pessoas? O que achas, Sakamoto-san?
Como mencionei no meu discurso na GDC23, existem certos elementos obrigatórios quando tento chegar ao coração dos jogadores. Em primeiro lugar, deves estabelecer uma atmosfera; depois, deves certificar-te de que as previsões do enredo são coesas e fazem sentido, e que o sentido de oportunidade é correcto. O outro elemento é ... Erm... Qual era mesmo...? 23GDC é o acrónimo de Game Developers’ Conference. É maior conferência do mundo destinada a criadoras de jogos, e decorre todos os anos nos EUA. A apresentação de Sakamoto-san na GDC é apresentada na parte 4.
Ah sim, era isso. (risos) Acho que se estas técnicas forem bem controladas dentro do fluxo da história, as pessoas podem ficar surpreendidas ou assustadas; podem rir-se ou até verter lágrimas.
Sakamoto-san, acreditas que as lágrimas dos jogadores, os seus risos e os seus sentimentos de choque coexistem no mesmo domínio, e esta é uma área que gostas de explorar ao fazeres o teu jogo, certo?
Então, foi por isso que disseste na GDC que a tua variedade de “missões criativas” tem sempre a mesma raiz, Sakamoto-san?
Sempre fui muito obcecado com palavras. Até fiquei a cargo de todo o argumento para Other M – é para veres a importância que dou à “sonoridade das palavras”.
Em relação à sonoridade dos nomes dos produtos, quando Sakamoto-san pensa “é isto!”, insiste veementemente, embora não consiga dar uma explicação teórica para isso.
Isso é porque é difícil traduzir essa sonoridade para palavras, não é? Não é uma questão de teoria.
Existem definitivamente alturas em que até o mais ligeiro erro com o timing pode estragar tudo. Mas, surpreendentemente, essas coisas por vezes não são notadas pelas pessoas que trabalham mesmo no jogo. Logo, precisas de ser mesmo rigoroso nos ajustes que fazes, e é por isso que foi necessário para mim envolver-me directamente no desenvolvimento de Other M.
É por isso que tiveste de andar a perguntar às pessoas da outra empresa quem é que iria ser o último a sair. (risos)