Sakaguchi-san, há 23 anos fizeste Final Fantasy, e, como o hardware evoluiu rapidamente, continuaram a fazer jogos. Como é que o jogo actual, The Last Story, estará ligado ao processo de alteração dramática no ambiente de concepção do jogo?
No meu caso fiz todo o tipo de coisas à medida que o hardware evoluiu. Por exemplo, quando Jurassic Park15 foi lançado, lembro-me de ficar incrivelmente surpreendido e de pensar: “Conseguem apresentar estes tipos de imagens...?”. Porque os gráficos de computador que tinha produzido estavam tão bem compostos, e em parte porque estava tão desejoso de experimentar coisas novas, envolvi-me a fundo. A partir daí, o estilo de Final Fantasy também foi mudando gradualmente. 15Jurassic Park é uma adptação cinematográfica de um romance de ficção científica de Michael Crichton, realizado por Stephen Spielberg. Foi lançado em 1993.
Sim. Depois disso saí da Square, fiz uma pequena pausa e fiz dois jogos, mas também tinham um estilo semelhante. Como seria de esperar, a história era a base, e para além disso iríamos adicionar lindos filmes, fundindo-os com o que chamarias de uma estrutura RPG. Foi essa a direcção que seguimos ao fazer os jogos. Mas para o The Last Story, pensei em restabelecer este “método”.
Então, de alguma forma, tentaste “restabelecer” o método que já usavas há 23 anos. Porquê?
Senti, de alguma forma, que tinha chegado a algo diferente do que tinha em mente. Para voltar ao ponto de partida decidi que ia começar a fazer The Last Story a partir da investigação e da fase do design.
Para este jogo, parece que andaste a fazer umas coisas experimentais durante um período considerável de tempo.
Certo. No início existiam dois objectos móveis com os quais poderias jogar, como bocados de tofu vermelho e azul. Chamamo-los de “Tofu-kuns”. (risos)
Até agora, tentei escolher só consolas de videojogos que fossem apropriadas para a história. Mas se isto der origem a um jogo que não é divertido, não há razão para o fazer. Por isso é que desta vez comecei por olhar outra vez para cada aspecto do jogo, começando com os seus elementos de núcleo.
Passaram-se dois anos e meio desde que o desenvolvimento deste jogo começou, e já andas a pensar constantemente no que torna um jogo divertido, não é verdade?
A história não se desenvolve continuamente pelo jogo mas, tal como enfias palitos, inseriste as histórias nos pontos fulcrais – é isso que queres dizer?