Estou a ver. (risos) Então, peço-lhes desculpa pelo incómodo que lhes causei. Contudo, já que tive esta oportunidade, pensei que seria interessante falar convosco no vosso local de trabalho e ver como trabalhavam na criação de Metroid: Other M. Muito obrigado por se terem reunido aqui, hoje, às nove da manhã.
Bem, gostaria de começar por lhes pedir que se apresentem um a um. Comecemos pelos quatro da Team NINJA1 e por Nagasawa-san, da Taiyo Kikaku2, a empresa responsável pela produção cinematográfica. Podem explicar quais foram os vossos papéis em Metroid: Other M? 1 Team NINJA é uma equipa de desenvolvimento da TECMO, e é responsável pelo desenvolvimento dos jogos de combate da série Dead or Alive e pelos jogos de acção da série NINJA Gaiden. 2 Taiyo Kikaku co. ltd. é uma companhia de produção cinematográfica, com sede em Tóquio. Dedica-se ao design e produção de uma série de géneros, de publicidade para televisão a conteúdos para a Internet, apresentações cinematográficas e computação gráfica.
Iniciaste-te em Super Metroid 3 quando estavas na escola primária, Koike-san? 3 Super Metroid foi um jogo de acção lançado para a Super Nintendo Entertainment System (SNES), em Março de 1994, no Japão, e em Julho de 1994, na Europa. Foi o terceiro jogo da série.
Chamo-me Otsuka e sou chefe de planeamento da Team NINJA. Até agora, tenho feito jogos de combate a curta distância, como Dead or Alive6, mas esta foi a primeira vez que lidei com um protagonista que usa uma arma que projecta raios. Só isto foi suficiente para tornar este jogo muito diferente daqueles que temos criado na Team NINJA. Neste projecto, fui o responsável pela criação de um design de jogo que conseguisse levar ao jogador o divertimento da exploração encontrado em Super Metroid e Metroid: Zero Mission 7, assim como da história em que Sakamoto-san estava especialmente concentrado. 6 Dead or Alive é uma série de jogos de combate em 3D desenvolvida pela Team NINJA e publicada pela TECMO. O primeiro jogo da série foi lançado em Outubro de 1996, no Japão. 7 Metroid: Zero Mission é um jogo de acção para a Game Boy Advance, lançado no Japão, em Maio de 2004, e na Europa, em Abril de 2004. É o quinto jogo da série.
Então, é a primeira vez que és responsável pela criação de coisas pensadas por pessoas de outras empresas, não é?
Exactamente. Isso foi um grande desafio para nós. Durante o desenvolvimento, tivemos várias ideias sobre como os movimentos de Samus deviam ser realizados mas, em vez de apenas pensarmos nisto, avançámos com um sentimento de “primeiro fazemos e depois mostramos à Nintendo”. No final, penso que foi uma excelente colaboração, em que ambos os lados contribuíram com coisas boas.
Então, achaste que foram capazes de fazer coisas que nenhuma das companhias conseguiria fazer independentemente?
Chamo-me Saito e lidero as equipas de design e de cinematografia da Team NINJA. Fui director de arte neste projecto, juntamente com Morisawa-san, da Nintendo. A minha participação neste projecto começou com a leitura do guião de Sakamoto-san, e a minha primeira impressão foi: “Existe uma quantidade incrível de descrições dos pensamentos e das sensações das personagens.” Quando chegou a altura de criar as personagens, a protagonista Samus não era a única com uma personalidade própria. A maior parte do elenco secundário também tem uma personalidade própria, por isso, começámos a idealizar formas de criar modelos-base que nos permitissem retratar essas personalidades de uma maneira cativante. Isto também acabou por nos moldar o pensamento sobre a forma como os níveis do jogo seriam criados.
Chamo-me Nagasawa e trabalho na Taiyo Kikaku. Normalmente, fazemos cinematografia relacionada com publicidade, como filmes publicitários para televisão, mas também trabalhei com a Team NINJA, durante cerca de seis anos, produzindo coisas como cinematografia em computação gráfica para jogos. Essa ligação foi uma das razões pelas quais vim trabalhar neste projecto. O meu papel neste projecto foi trabalhar na produção das cenas criadas por Kitaura-san8, o director da cinematografia, de forma a torná-las realidade. Enquanto trabalhava na produção, tinha também de pensar na maneira de implementar e apresentar o guião que Sakamoto-san escreveu. Também trabalhei como assistente de Kitaura-san e como elo de ligação entre ele e Sakamoto-san. Enquanto fazia isto, pensava em como poderíamos exprimir mais pormenorizadamente os pensamentos e sentimentos de Samus, que era o que Sakamoto-san queria obter.