É verdade que, até aparecer este projecto, a Team NINJA criou sempre os seus jogos internamente?
É verdade. Por vezes, colaborámos com especialistas de cinema externos, como Kitaura-san, mas, basicamente, criámos sempre os nossos jogos dentro da equipa.
Tendo em conta que criaram sempre tudo sozinhos, não se sentiram restringidos neste projecto, trabalhando com a Nintendo e não tendo a liberdade de tomar as vossas próprias decisões?
De maneira nenhuma. Foi possível discutir tudo o que queríamos com Sakamoto-san, enquanto criávamos o jogo, por isso, não nos sentimos restringidos de forma nenhuma. É claro que houve alturas em que recebemos instruções do tipo “seria melhor fazê-lo desta maneira”, sobre coisas que tínhamos feito, mas, em vez de nos sentirmos restringidos, a impressão com que ficávamos era a de que tínhamos ganho um parceiro realmente poderoso, que nos podia ajudar a melhorar as coisas que sempre criámos sozinhos.
Isso quer dizer que a tua definição pessoal sobre a Nintendo mudou, Hayashi-san?
Isto pode parecer um pouco impertinente, mas eu pensava: “Nós fazemos jogos da mesma maneira que a Nintendo”.
Ah, eu sabia que dirias isso. De facto, depois de falar com Sakamoto-san sobre isto, fiquei com a sensação de que a vossa abordagem para criar coisas tinha muito em comum. Estas coisas não são visíveis do lado de fora, mas apercebemo-nos logo disso quando começámos a trabalhar juntos.
É verdade. No geral, produzimos jogos internamente, por isso, temos valores que se desenvolveram durante este processo. No entanto, quando Sakamoto-san nos falou sobre o conceito deste Metroid, e depois de discutirmos umas coisas com ele, ficámos com a impressão de que os valores dele não eram muito diferentes dos nossos. O lema da Team NINJA é: “Vamos tentar fazê-lo primeiro”. Neste projecto, quando tivemos de decidir como Samus iria mover-se, por exemplo, nós dissemos: “Que tal se a mostrarmos a correr primeiro e pensarmos nisso depois?”. E Sakamoto-san respondeu: “Vamos fazer isso, adoraria vê-la correr”. Para nós, criar primeiro os objectos em movimento, e só a seguir trabalhá-los em pormenor, de forma a decidir os prós e contras, é a maneira mais fácil de fazer as coisas.
É isso mesmo. Provavelmente, não é uma boa estratégia para os criadores, mas nós nunca preparámos nada a que se pudesse chamar “especificações detalhadas” previamente.
Na verdade, definir especificações detalhadas antes de começar a fase de desenvolvimento não é necessariamente o método principal de fazer as coisas, mesmo no que diz respeito a projectos internos da Nintendo. Pessoalmente, penso que não se pode dizer que as especificações são necessariamente uma coisa boa ou uma coisa má. Eu acho que a abordagem apropriada varia de acordo com a composição da equipa de desenvolvimento e com o jogo que estão a criar. Em contraste com o método de ter uma visão completa em mente desde do início e criar o jogo de acordo com essas especificações, existem muitas coisas na criação de jogos que temos de tentar criar, ou tentar senti-las, antes de conseguirmos compreendê-las. A Nintendo tem criado jogos desta maneira, por isso, sei que nem sempre as especificações detalhadas são a melhor abordagem.
Somos iguais nesse aspecto. Mesmo que cries um conjunto sólido de especificações, durante a fase de desenvolvimento a tua visão muda gradualmente enquanto trabalhas no jogo e, eventualmente, as especificações perdem qualquer significado. Como resultado, há muitos jogos que acabam por ser um jogo bastante diferente daquele detalhado nas especificações.
Muito bem. Quais foram as coisas em que te concentraste durante a criação de Metroid: Other M?