Ouvimos que o número de e-mails enviados e recebidos foi superior a dez mil mas, enquanto muitas pessoas ficariam absolutamente exaustas depois de enviar esse número de e-mails, outras pessoas ficariam bem. Apesar de ter a certeza de que estás cansado, Nagasawa-san, ao encontrar-me contigo hoje, não fico com a sensação de que tenhas ficado farto dessa troca de dez mil e-mails. Porquê?
Para este projecto, Sakamoto-san deu o nome “Project M” à equipa de produção. Graças a isto, foi possível comunicarmos como iguais, como membros da equipa de desenvolvimento de Metroid: Other M, isto apesar do facto de trabalharmos para companhias diferentes. Acho que foi por causa disto que a comunicação não se tornou cansativa.
Saito-san disse-nos, anteriormente, que pensou que ia odiar trabalhar num sistema de hierarquia vertical, mas que isso acabou por ser uma preocupação sem motivo. Sentiste o mesmo, Nagasawa-san?
Sim, é. O resultado foi que nunca houve absolutamente nada do tipo “limita-te a fazer o que te mandaram”, e houve um ambiente onde se podia falar livremente sempre que se quisesse. Acho que todos tiveram a capacidade de aceitar as opiniões dos outros e, por isso, nunca existiu stress durante as trocas de opiniões.
O facto de se poder dizer tudo o que se quisesse também se reflectiu na duração das reuniões. Tínhamos reuniões cara-a-cara sempre que surgia alguma coisa.
Eu também disse: “A comunicação cara-a-cara é melhor, por isso, se houver necessidade, não hesitem em convocar reuniões.” Não existem muitas coisas para as quais é melhor não fazer uma reunião do que fazê-la. É claro que, nos dias de hoje, muitas coisas podem ser tratadas electronicamente.
Eu almoçava durante uma reunião. Depois, jantava. Houve vezes em que até tomei o pequeno-almoço do dia seguinte. (risos)
Mas, mesmo grandes reuniões como essas não pareciam duras, muito pelo contrário, estavam cheias de momentos agradáveis.
A equipa deste projecto era constituída por três partes: a equipa de Metroid, da Nintendo, a Team NINJA e o grupo de cinematografia, que incluía Nagasawa-san, Kitaura-san e outros. Isto pode parecer uma combinação estranha para quem está de fora, mas, com um grande volume de comunicações, foram capazes de trocar ideias e informações de forma fluida. Contudo, durante o desenvolvimento do jogo em si, não me parece possível que tudo tenha corrido bem e que não tenha existido nada além de momentos agradáveis. Gostaria de perguntar sobre as vezes em que pensaste: “Isto está a ser realmente difícil.” Como foi para ti, que estavas encarregado do som, Koike-san?