Depois de saberem que iam trabalhar no desenvolvimento de Metroid: Other M, os membros da Team NINJA, talvez enquanto ainda sentiam que era uma coisa que tinha acontecido a outra pessoa qualquer, ou pensavam “nem pensar”, ou “porquê nós”, ou “isto é como um sonho”, encontraram-se com a equipa da Nintendo. Quais foram as vossas primeiras impressões quando os conheceram?
Sinceramente, estava assustado por ir conhecê-los. Ouvi umas histórias sobre Sakamoto-san ser uma pessoa realmente teimosa, sabes... (risos)
Foi por isso que estava muito preocupado, interrogando-me se tudo iria correr bem. Sentia sinceramente que ia odiar trabalhar num sistema de hierarquia vertical, recebendo ordens para fazer isto ou aquilo. Contudo, quando os conheci, foi realmente… Como hei-de de dizer… Eles falaram connosco como se estivéssemos ao mesmo nível. Todos aqueles com quem falámos – não só Sakamoto-san, mas todo o pessoal da Nintendo – fizeram-nos pensar a mesma coisa, depois de falarmos com eles durante algum tempo: “Acho que seria divertido se fizéssemos isto juntos.”
Foi exactamente assim que aconteceu. Nós fazíamos uma proposta, dizendo que “isto é o que podemos fazer”, e a Nintendo dava-nos uma resposta do tipo “não, nós gostávamos de fazer isto assim”. À primeira vista, isto pode parecer um conflito de opiniões mas, na realidade, nós sentíamos que eles pensavam como nós no que respeitava às coisas que eram mais importantes para nós e à forma de as aperfeiçoarmos durante o processo de conseguir essas coisas.
Senti que tínhamos todos a mesma opinião em pontos como a forma de apresentar o mundo de Metroid e como fazer o jogador sentir coisas simples do tipo: “É mesmo divertido jogar este jogo. Quero continuar a jogar e a fazer Samus andar, para que eu possa entrar ainda mais no mundo do jogo.”
Sim, é verdade. Eu senti o quanto ele adora jogos e estou muito agradecido por ele falar connosco de uma forma directa e fácil de perceber, por nos dizer “esta parte não presta, mas esta é óptima”. Algumas das discussões que tive com Sakamoto-san marcaram-me profundamente. Por exemplo, há cerca de dois anos, durante as primeiras etapas do desenvolvimento, ele disse: “Quero que o modo FPS11 também tenha Sensemove.“ 11 FPS é o acrónimo de ‘first-person shooter’, que significa um jogo de tiros que é jogado numa perspectiva em primeira pessoa.
Queres dizer que ele quis que o jogador fosse capaz de se esquivar aos ataques dos inimigos, mesmo estando a controlar o jogo com o ponteiro do Comando Remoto Wii?
Exactamente. Mas, independentemente daquilo que experimentássemos, não conseguíamos fazer uma boa implementação da câmara. E foi quando estávamos à procura de várias soluções que Sakamoto-san teve uma epifania e surgiu-lhe uma ideia. Ele disse: “Vocês já fizeram isto antes e funcionou, por isso, deverão ser capazes de também o fazer aqui, certo?” Ele estava a falar sobre utilizar o sistema de câmara em que a Team NINJA se tinha especializado, o que é o tipo de solução em que, normalmente, a Team NINJA pensa.
É como se um vizinho nos chamasse a atenção para as flores que estão a desabrochar no nosso próprio jardim, não é?