Sim! (risos) Foi uma luta constante.
A segunda parte do desenvolvimento pareceu bastante divertida, Sakamoto-san, mas no início do processo de desenvolvimento estavas em agonia a tentar criar a história, não era? (risos)
Assisti a todo o processo da tua agonia que provinha do facto de não seres capaz de organizar a história na tua própria mente.
Quando se trata de escrever histórias, quando consegues escrever, fazes isso sem esforço, mas quando não consegues escrever, não sai nem uma palavra. Acho que o facto de não ser um escritor de ficção científica profissional também conta muito. Para este projecto, eu não conseguia mesmo escrever nada. Tinha o material todo pronto mas depois começava a ter dúvidas do género: “será que estas duas partes estão ligadas correctamente?” ou “isto não é um pouco estranho?”, e sentia que tinha falhado em todos os aspectos...
Isto poderá ser uma afirmação demasiado forte, mas houve uma vez em que senti que estava a ficar neurótico.
Embora ache que, de facto, essa é uma afirmação bastante forte, era evidente que estavas bastante preocupado. (risos)
Este tipo de coisas acontece, é verdade. Quando os presságios e os mistérios do enredo se começam a misturar, a ideia geral começa a parecer diferente do que tinhas pensado inicialmente. Começas a sentir que foi distorcida.
Por vezes é surpreendentemente boa, não é? Dito isto, há muitas vezes problemas como uma frase do enredo que se destaca de forma demasiado óbvia, por exemplo.
Mas quando saíste desse aperto, Sakamoto-san, envolveste-te cada vez mais no desenvolvimento a um micronível e acabaste por fazer tudo e mais alguma coisa, incluindo trabalhar arduamente para fazer pequenos ajustes de timing e coisas assim. Para Metroid: Other M, pensaste em tentar fundir na perfeição partes que querias que fossem divertidas de jogar enquanto jogo com partes em que querias apresentar a história. Que tipo de processo é que isto envolveu para ti, Sakamoto-san, e o que constituiu o ponto de partida para o teu pensamento?
Quando fizemos Super Metroid19, incorporámos um pouco de narrativa na produção, inserindo, mesmo quase no fim, a cena em que o bebé Metroid vem em seu auxílio. Existia bastante desacordo entre o staff quando decidi fazer isto, e questionávamo-nos se seria um caso de retirar completamente o controlo do jogador. 19Super Metroid é um jogo de acção lançado para a SNES em Março de 1994 no Japão e em Julho de 1994 na Europa. Foi o terceiro jogo da série.
Perguntavam coisas do género “É um jogo, então o facto de o jogador não o poder controlar não é um problema?”