Em todo o tipo de coisas, mas, como podes imaginar, para se conseguir controlar o jogo com apenas um Comando Remoto Wii, foi necessário fazer muitas experiências e testes. Sempre que se juntava um membro novo à equipa, ele acabava inevitavelmente por perguntar: “Porque é que não utilizamos o Nunchuk?” Não se consegue utilizar muitos botões com apenas um Comando Remoto Wii, por isso, tivemos muitas reuniões sobre como se deveria controlar os vários movimentos de Samus.
Então, apesar de serem programadores, eles tinham as suas próprias ideias e tentaram construí-las?
Isso mesmo. Contudo, acho que eles exageraram um pouco, e eu senti-me afogado em ideias. Houve muita “tentativa e erro” neste projecto, em que fazíamos experiências com a forma de registar estas ideias e com a forma de as encaixar no jogo.
Deve ter sido difícil, porque não podias recusar categoricamente coisas que tinham sido criadas de boa-fé.
Exactamente. A capacidade dos discos Wii também foi um problema. Ao início, pensei que conseguiríamos facilmente acomodar tudo num único disco Wii de camada dupla. Mas, depois, foi acrescentado todo o tipo de coisas...
Quando me disseram que “o jogo cabe, embora por muito pouco, num disco de camada dupla”, tenho de admitir que, por um momento, pensei que fosse uma piada. (risos)
No final, foi mesmo por muito pouco. Quando eu disse que só íamos “conseguir meter apenas mais uns minutos de sequências cinematográficas”, Sakamoto-san começava a contar os segundos das sequências cinematográficas que ele próprio tinha editado. Ele dizia coisas do tipo: “Consegui rapar dois segundos aqui, por isso, deve correr bem, não deve?” (risos)
Sakamoto-san estava tão obcecado com este projecto, que aparentemente até contava segundos. Um pouco de perseverança pode fazer uma grande diferença no valor de um projecto com a duração de dezoito meses ou dois anos. Mas há que dizer que, se houver perseverança em todas as frentes, o projecto nunca estará terminado, por isso, é uma questão de equilíbrio.
Morisawa-san, foste tu quem criou os documentos com as especificações visuais de Metroid e os deu à Team NINJA, assim como a Kitaura-san, Nagasawa-san e a outros responsáveis pela cinematografia, não foste?
Exactamente. Criei um volume enorme de documentos. A pilha era tão grande que tinha a altura de várias listas telefónicas.