Motoyama-san, consideras haver alguma diferença entre o design de um computador pessoal ou de um tablet e o design de uma consola de jogos?
Penso que têm utilizações completamente diferentes. Utilizas um computador na tua secretária e um smartphone enquanto te deslocas. No entanto, utilizas o Miiverse para comunicar quando estás a jogar, por isso fiquei com a impressão de que era um pouco diferente daquilo a que estava habituado.
No início, falámos muito sobre coisas do tipo se deveríamos pousá-lo e jogar ou segurá-lo numa mão. E se, após uma sugestão de Mizuki-san, eu sugerisse “Que tal adicionar um botão aqui?”, Motoyama-san perguntava se seria mesmo necessário ou quem iria utilizar aquilo e quando. (risos)
Quando já estávamos prontos para dar início ao processo de debug, havia muito mais assuntos pendentes do que imaginava. Existiram vários tipos de respostas, por isso percebi que era divertido.
Sim. Durante a fase de debug, criámos uma comunidade Mario fictícia e monitorizámos os comentários. A minha ideia sobre o serviço evoluiu bastante e pensei: “Ah, então é assim que funciona quando se joga com ele!”
Alguém publicou: “Não consigo concluir este nível!” De imediato, alguém respondeu: “Tens de saltar para cima do Luigi!” Depois, o primeiro utilizador disse: “Consegui!” Foi ao observar este diálogo que pensei: “Ah! É isto mesmo!”
Acredito que as pessoas vão utilizar o Miiverse de mais formas do que imaginámos, por isso estou realmente ansioso.
Os antigos serviços de Internet eram assim. O nível de conhecimento criativo é incrível quando as pessoas se juntam.
É verdade. No início, o objetivo do Flipnote Studio era avaliar Flipnotes, mas acabou por tornar-se mais um serviço de chat. Muitas das próprias publicações do Flipnote são do género “Vamos conversar!”, por isso é bastante interessante.
Penso que o vosso progresso foi intenso e rápido. Como é que acham que conseguiram chegar tão longe?
Bem, no passado, Yuzawa-san trabalhou no site de perguntas e respostas Yahoo! Chiebukuro20. E eu, antes do emprego atual, trabalhei no serviço de perguntas e respostas Jinriki Kensaku Hatena21. Trabalhávamos na mesma área.20. Yahoo! Chiebukuro: Um serviço de comunidade de conhecimento gerido pela Yahoo! Japão.21. Jinriki Kensaku Hatena: Um website de perguntas e respostas gerido pela Hatena Co., Ltd.