Debateram se a consola deveria ficar na horizontal ou na vertical.
Foi uma questão que surgiu logo no início. A equipa de engenharia mecânica começou a desenhar o hardware da Wii U lá para abril de 2009. No início, considerámos várias configurações para além da horizontal, ao estilo da Wii, e da quadrada, ao estilo da Nintendo GameCube. Mas decidimo-nos logo pelo tipo de configuração da Wii.
Quando anunciámos a consola pela primeira vez na E316 de 2011, muita gente perguntou se podia ficar de pé. Muitas pessoas pensam na Wii como algo que fica de pé.16 E3 (Electronic Entertainment Expo): Feira de videojogos que habitualmente decorre em Los Angeles.
A Wii foi apresentada ao mundo com um design essencialmente vertical, por isso para criarmos uma distinção escolhemos um design essencialmente horizontal para a Wii U. Mas preparámos um apoio para que também possa ficar de pé.
Um grande motivo para que a Wii U seja uma consola muito mais poderosa do que a Wii, com esta dimensão, foi a redução do número de fontes de calor para uma. Lembro-me de Takeda-san dizer muito cedo que devíamos usar um MCM. Também estávamos a fazer algo sem precedentes: estávamos a combinar vários chips fabricados por diferentes empresas de semicondutores numa só unidade. Akagi-san, foste fundamental na questão de como deveríamos fazer um teste ao MCM completo.
Para implementar os testes na perfeição, é necessário investigar uma série de coisas mas a desvantagem é que as despesas de inspeção do equipamento e o tempo gasto nos testes se refletem no custo. Há aqui uma contradição e tens de encontrar uma forma de fazer testes minuciosos mas económicos.
Em termos estatísticos, podemos reduzir o número de padrões de teste para áreas mais seguras, ao mesmo tempo que mantemos testes mais rigorosos para áreas com maior frequência de problemas. É importante variar os métodos de teste desta forma.