Hoje gostaria de falar sobre o Wii U Chat, a funcionalidade de comunicação por vídeo (ou, se quiserem, telefone no televisor) da consola Wii U. Abordámos brevemente o assunto em edições anteriores mas não tivemos a oportunidade de fazer uma apresentação completa, por isso queria falar convosco sobre este tema. Em primeiro lugar, vamos às apresentações.
Eu sou o Tamiya, do Departamento de Redes, e era da minha responsabilidade supervisionar o projeto Wii U Chat.
Sou o Watanabe, do Grupo de Tecnologia de Design. Fui o responsável pela biblioteca1 do Wii U Chat. Obrigado pelo convite.1. Biblioteca: Quando um programa com uma função específica é uniformizado e transformado num componente que será lido por outro programa. Uma biblioteca não pode funcionar sozinha, tendo de fazer parte de um programa.
Watanabe-san, vens do Grupo de Tecnologia de Design, uma pequena secção que faz parte da Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento que é responsável pela criação do hardware da Nintendo. O teu departamento investiga todo o tipo de tecnologias que possam ser usadas em jogos futuros, e o Wii U Chat é uma delas.
Bem, Genyo Takeda2 estava interessado em criar uma espécie de telefone no televisor há vários anos, e a Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento decidiu que queria eventualmente criar essa funcionalidade.2. Genyo Takeda: Diretor sénior da Nintendo e Diretor Geral da Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. É responsável pelo desenvolvimento de hardware na Nintendo. Participou anteriormente em: hardware da Wii, Comando Wii, Punch-Out!! e consola Wii U.
Sim. Na verdade, lembro-me de ouvir Takeda-san abordar esse assunto várias vezes na era da consola Nintendo 643, mais ou menos há 15 anos, antes de eu entrar na Nintendo. (risos) Tal como o conceito de caricaturas4 de Miyamoto-san, era um tema que Takeda-san estava a considerar há já muito tempo.3. Nintendo 64: Uma consola doméstica lançada em junho de 1996.4. Conceito de caricaturas: Conceito de Shigeru Miyamoto de criar caricaturas de nós próprios e de pessoas que conhecemos para que possam ser utilizadas em videojogos. Este conceito foi materializado com a criação do Canal Mii na consola Wii.
O desenvolvimento da Wii U estava a avançar, começámos a discutir a introdução da câmara e começámos também a olhar para a tecnologia de comunicação com a NTD5 e com a Vidyo6, uma empresa americana especializada em sistemas de videoconferência. E, lá para o final do ano passado, concluímos que era possível adicionar a funcionalidade.5. NTD (Nintendo Technology Development Inc.): Grupo americano de investigação e desenvolvimento de tecnologia liderado por Howard Cheng com sede em Redmond, Washington.6. Vidyo, Inc.: Fabricante de sistemas de videoconferência com sede nos EUA desde 2005.
O Wii U GamePad tem uma câmara interna, mas não tem uma câmara externa. Isso significa que o destaque deve ser colocado na sua utilização em conjugação com outra coisa, tal como um software de videoconferência. Como é que acabaram por trabalhar com a Vidyo?
A Vidyo fornece principalmente sistemas de videoconferência para empresas, e Takeda-san conhecia uma pessoa que trabalhava lá.
Takeda-san parece não ter falta de pessoas conhecidas por esse mundo fora! Podemos dizer que os contactos de Takeda-san resolveram o problema mais uma vez, não? (risos) Que parte da tecnologia da Vidyo era especialmente superior?
Deixa-me dar-te um exemplo simples. Quando existe algum problema com a rede durante uma conversa por vídeo ocorre ruído de bloco7.7. Ruído de bloco: Tipo de compressão que ocorre num vídeo digital, em que a imagem está pixelizada.
É verdade. Dependendo do grau de congestionamento da Internet, a velocidade a que os dados são transmitidos e a probabilidade da ocorrência de um erro não são coisas certas e o resultado varia de forma dinâmica consoante o número de pessoas que estão a aceder ao serviço ao mesmo tempo, por exemplo. Por isso, quando a ligação é instável por haver congestionamento, a tecnologia típica de compressão de vídeo leva a que haja ruído de bloco e a que o vídeo tenha interrupções.