A Wii tornou-se numa cidade
Mudando de assunto, como é que foi trabalhar com a Nintendo desta vez, Kondo-san?
Bem, não sei bem como dizer, mas as pessoas da Nintendo são surpreendentemente ardentes. (risos)
(risos) Por outras palavras, a equipa da Nintendo considera que é natural trabalhar ardentemente e não poupar esforços para que um produto agrade aos utilizadores. Adotamos o ponto de vista do utilizador, para que ele se identifique com o produto.
Quase não há diferenças em relação à forma como a Hatena vê o seu trabalho. Sempre funcionámos sob um desejo partilhado de fazer o que achamos que vai agradar ao utilizador. Ainda assim, tive algumas reuniões com Kondo-san para dar início ao projeto.
Nessas reuniões, Kondo-san falava sobre o Flipnote Studio. Apesar de ele saber que o desenvolvimento não seria fácil e que teríamos custos de manutenção do servidor, dizia “Continuem!” e deitava mãos à obra declarando apaixonadamente: “Temos de fazer com que seja ainda mais divertido para os utilizadores!” Foi algo que me impressionou. Era isto que a Hatena valorizava e por isso foi fácil trabalhar com eles.
Fico muito contente por saber. Falamos muito na empresa sobre querermos fazer o mundo avançar através dos serviços de redes que criamos. E todos nós adoramos os jogos da Nintendo, por isso se pudermos evoluir fazendo uso dos nossos pontos fortes será ainda mais divertido.
A ideia de Kondo-san deitar mãos à obra sob esses valores é como se – usando uma imagem (risos) – um lorde marchasse sempre em frente, com os criados atrapalhados lá atrás a tentar impedi-lo, gritando: “Mas, senhor! Enlouqueceu?” Desculpem! (risos)
Mas quando se começa algo novo, acho que há colegas que pensam: “Mas... Enlouqueceste?”
Continuávamos a trabalhar no Miiverse, mas tenho a certeza de que algumas pessoas na empresa acharam que tínhamos perdido o juízo.
Muitas pessoas devem ter exprimido as suas preocupações acerca da dificuldade de manutenção.
Gostava de terminar a entrevista de hoje perguntando a cada um de vocês como acham que o Miiverse vai mudar o mundo dos videojogos. Queres começar, Kondo-san?