O serviço Miiverse já foi encerrado.
Na verdade tivemos um grande debate sobre este assunto, e eventualmente focámo-nos na necessidade de ser simples e de fácil compreensão, por isso assegurámo-nos de que ambos os ecrãs apresentavam a mesma imagem. Quando o utilizas com a tua família podes usar o ecrã do televisor e quando estás sozinho podes utilizar o Wii U GamePad.
Tamiya-san, por onde é que decidiste começar no que diz respeito à integração de um sistema de comunicação por vídeo numa consola de videojogos?
Quanto a mim, achei que o mais importante não era o que se faz durante uma comunicação por vídeo, mas sim o que se faz até a conversa começar. Antes de estabeleceres uma ligação por vídeo estás à espera com uma respiração lenta, mas assim que ficas ligado e vês os olhos da outra pessoa ficas radiante. Por isso quis oferecer essa experiência diretamente, sem qualquer perda de tempo.
A comunicação por vídeo está disponível em vários equipamentos hoje em dia, mas se for muito problemático iniciar o chat as pessoas acabam por não o usar. E é claro que há muitas pessoas entre os utilizadores da Wii U que querem utilizar a ferramenta mas que não sabem muito sobre este tipo de funcionalidades.
Exatamente. O objetivo era que o Wii U Chat fosse algo que essas pessoas pudessem utilizar sem dificuldades, e por isso quisemos tornar o processo o mais simples possível. Na equipa de desenvolvimento, apelidámo-lo de “Ligação em Dois Passos”.
Primeiro, quando ligas o Wii U Chat encontras uma lista de todas as personagens Mii que registaste como amigos. Primeiro passo: escolhes o amigo com quem queres conversar. Segundo passo: carregas no botão de chamada e já está!
As personagens Mii são ordenadas numa lista consoante a frequência com que fazes chamadas de vídeo com elas. A personagem Mii de uma pessoa com quem conversas mais por vídeo será apresentada em primeiro lugar, por isso nem sequer precisas de procurar a personagem Mii de uma pessoa com quem conversas com mais regularidade.
Uma reunião “Pergunta a Takeda-san o que ele pensa”! (risos) Ele aparenta ser uma pessoa muito calma, mas na verdade tem uma imaginação enorme, para além de ser muito energético. O que é que vos disse?
Disse: “Quero que seja uma consola que traga felicidade à família.” E continuou acrescentando duas coisas: “Como isto vai ser feito pela Nintendo, tem de existir um elemento qualquer para jogar” e “Quero que toda a gente possa usar isto desde o primeiro dia.”