O serviço Miiverse já foi encerrado.
Tínhamos a plena noção de que o Miiverse não era um serviço independente de rede. Por exemplo, o nosso público-alvo era bastante abrangente e por isso era importante tornar o controlo parental13 da Wii U uniforme14 no Miiverse.13. Controlo parental: Função que permite aos pais ou encarregados de educação restringir o uso ou compra de determinados tipos de conteúdos (jogos e canais) por parte de crianças.14. Funcionamento uniforme: Termo que descreve o funcionamento consistente sem quebras de funções entre vários serviços.
Muitas pessoas imaginam que a maioria dos serviços de redes sociais15 oferece algum tipo de jogos em segundo plano, mas neste caso o Miiverse surge como um serviço que os títulos que jogas oferecem. Penso que isso é único.15. Serviço de redes sociais (SNS ou social networking service): Serviço de site para uma comunidade que fomenta e apoia as ligações online entre pessoas.
Foi uma decisão de Mizuki-san, que disse: “Vamos adicionar mensagens escritas à mão!” Parámos todos e perguntámos: “O quê?!” (risos)
Pois. Para dizer a verdade, pensei: “Oh não! Lá vamos nós!” (risos) Mas há imensos anos que gerimos o Flipnote Hatena por isso, por experiência própria, tinha uma ideia de como lidar com conteúdos escritos à mão no servidor.
Para além das mensagens escritas à mão, houve mais algum momento em que acharam que o projeto tinha mudado de repente?
Ah, sim. Acho que foi quando Mizuki-san disse: “Assim é que é! Toda a gente ganhou vida!” (risos)
Exatamente! (risos) Houve várias coisas que nos deram energia. A primeira foi quando o Miiverse correu pela primeira vez e a segunda foi quando passámos a poder fazer publicações com as nossas próprias personagens Mii. Gritámos: “Ei, boa!”