O serviço Miiverse já foi encerrado.
“Rede de empatia”
Quem olhar para a fotografia em cima e vir Kondo-san da Hatena1 perguntar-se-á provavelmente o que estará ele aqui a fazer.1 Hatena Co., Ltd: Empresa responsável pelo desenvolvimento de vários serviços de Internet com base no Japão. Fundada em 2011 com sede em Quioto.
Trabalhas connosco desde que decidimos fazer o Miiverse. A “Iwata Pergunta” de hoje é sobre os produtores do Miiverse. Obrigado pela vossa presença.
O Miiverse é um serviço de rede que faz parte do âmago da Wii U. O Miiverse permite que pessoas de todo o mundo comuniquem através das personagens Mii. Na praça dos seus jogos favoritos, os jogadores podem partilhar pensamentos, publicar ilustrações feitas à mão, redigir comentários e desfrutar da interação entre si.Para além de poder partilhar as Nintendo Network ID, tal como acontecia no passado com os Códigos de Amigo2, o Miiverse torna mais fácil ficar amigo de alguém. Vamos às apresentações: podes começar, Kondo-san?2 Código de Amigo ou Friend Code: Código numérico único atribuído ao proprietário de uma consola Wii, Nintendo DS ou Nintendo 3DS com ligação à Internet. A troca de Códigos de Amigo permite aos jogadores jogarem em conjunto.
Chamo-me Kondo e sou da Hatena. Fui responsável pela criação do conceito original do Miiverse. É um prazer estar aqui hoje.
Chamo-me Mizuki e faço parte do Departamento de Redes da Nintendo. Quanto ao Miiverse, o meu papel foi o de produtor ou diretor, mais ou menos.
Claro. Para dizer a verdade, para mim o Miiverse começou com o Wii no Ma3, que terminou em abril. No entanto, a estrutura do serviço é completamente diferente.3 Wii no Ma (Sala Wii): Trata-se de um Canal Wii disponível apenas no Japão de maio de 2009 a abril de 2012. O Wii no Ma era um “canal de comunicação em salas de estar” que apresentava três serviços: Compras, Cinema e “Ironna Ma” (Várias Salas). Os jogadores podiam fazer a compra de serviços, adquirindo artigos gourmet, artigos de uso diário, de moda ou de decoração do lar e ainda de produtos originais apenas disponíveis no Wii no Ma. Este canal oferecia também o aluguer de filmes, de anime e de programas televisivos clássicos.
Exatamente. Tinha reuniões sobre como deveria ser o serviço de rede da Wii U com Yusuke Beppu4 da Wii no Ma Co., Ltd.5 Eram mais conversas informais do que propriamente reuniões, e Beppu-san perguntava-se se conseguíamos fazer algo representativo da Nintendo focado nas personagens Mii.4 Yusuke Beppu: Antigo presidente da Wii no Ma Co., Ltd. e atual presidente da Nintendo Network Service Co., Ltd.5 Wii no Ma Co., Ltd.: Empresa que geria o Wii no Ma, cofundada pela Nintendo e pela Dentsu. O seu nome foi alterado para Nintendo Network Service Co., Ltd.
Bem, o Wii no Ma em si foi um serviço indubitavelmente representativo da Nintendo.
Atualizávamos o Wii no Ma todos os dias mas, dependendo do utilizador final, a empresa podia considerar o que distribuíamos interessante ou não. Era muito complicado tentar agradar a todos com a quantidade limitada de conteúdo que podíamos produzir.
Pois. Portanto, em vez de fazermos tudo sozinhos e de fazermos chegar o conteúdo ao utilizador final, decidimos que devíamos criar um serviço de CGU6 para que mais pessoas pudessem participar.6 CGU (conteúdo gerado pelo utilizador): Termo geral que se refere a todo o tipo de conteúdos multimédia criados por utilizadores.