Uma vez que ocorrem atrasos com as tecnologias convencionais sem fios e de codificação de vídeo, não as podíamos usar tal como as conhecíamos. Por esse motivo, tivemos de pedir a empresas veteranas nas suas respetivas áreas para abraçar novos desafios. Muitas empresas colaboraram connosco neste projeto e Genyo Takeda10 teve muito trabalho na seleção das empresas. 10 Diretor Executivo Sénior da Nintendo e Diretor Geral da Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. É responsável pelo desenvolvimento de hardware na Nintendo. No passado, participou nas sessões de Iwata Pergunta sobre o hardware da Wii, sobre o Comando Wii, Iwata Pergunta: PUNCH-OUT!! e sobre a consola Wii U.
Pois foi. O circuito integrado em que Ito-san trabalhou também foi fundamental. A nossa parceira de desenvolvimento, a MegaChips Corporation11, colaborou connosco até ao fim tanto na conceção do circuito integrado como no desenvolvimento do firmware que seria instalado no circuito integrado. 11 Empresa sem fabrico próprio de chips de silício dedicada à investigação e desenvolvimento. A MegaChips Corporation utiliza imagem, som e tecnologia de comunicações como suporte para o desenvolvimento de produtos numa grande variedade de áreas, tais como a digital, a móvel e a de segurança. Sede: Osaka.
Como é que se processou o design da consola? Tiveram de levar a cabo uma série de ações, tais como comprimir as imagens da Wii U, enviá-las sem fios como ondas de rádio, receber e descomprimi-las no Wii U GamePad, e depois fazer a sua apresentação visual – tudo isto sem atrasos percetíveis!
Geralmente, num sistema de compressão/descompressão de vídeo, a compressão ocorre depois de um único frame12 de imagem ter sido colocado no circuito integrado. Depois esta imagem é enviada através de tecnologia sem fios e descomprimida do lado recetor. A imagem é enviada para o ecrã LCD após a descompressão estar completa. No entanto, por este método causar latência, pensámos numa forma de pegar numa imagem e dividi-la em pedaços de imagens mais pequenas. Assim, talvez conseguíssemos reduzir o atraso do envio de um ecrã ao lidar 13com imagens mais pequenas enviadas pelo GPU13 da consola Wii U através da compressão, transferência sem fios e apresentação no ecrã LCD. 12 Um frame representa uma única imagem estática em vídeo. Quanto maior for o número de frames processados num certo espaço de tempo, maior o volume de dados. Para mostrar um vídeo sem paragens, é necessário um maior número de frames. A televisão e o vídeo geralmente mostram 30 frames por segundo. Atualmente, a televisão em alta definição mostra até 60 frames por segundo. 13 Também conhecido como chip de gráficos ou chip de vídeo, é um chip especial que renderiza monitores de computadores e de consolas de jogos.
Quando conversaram pela primeira vez sobre o assunto, o sentimento já era positivo?
Também achei uma boa ideia desde o princípio. Se a quantidade de dados que precisa de ser memorizada não for grande, a latência é minimizada. É possível fazer isto com menos memória e menos consumo de energia, por isso foi um bom exemplo de como uma única solução pode resolver vários problemas.
Em geral, a compressão para um só ecrã pode ser feita por macrobloco14 de 16x16. Na Wii U, os dados são comprimidos rapidamente e assim que estes atingem o volume necessário para serem considerados um pacote15 a Wii U envia-os para o Wii U GamePad. 14 Um macrobloco é uma unidade pequena usada ao decompor um único frame. Em geral, um macrobloco tem 16×16 píxeis. 15 Um pacote é uma unidade que mede o volume de dados ao enviar e receber dados. O termo comunicação de pacotes refere-se ao envio e à receção de dados divididos em pacotes.
Sim, de facto a questão da comunicação sem fios foi complicada. Os dados chegavam rapidamente em pequenas doses, por isso era difícil juntá-los e completar o envio em tempo real ao mesmo tempo que minimizávamos o mais possível os erros.
E mesmo que um pedaço pequenino dos dados que compunham um ecrã estivesse em falta, não haveria dados suficientes para continuar a fazer a descompressão. Descobrir como resolver estas situações foi complicado.