Obrigado por nos receberes.
Bem, vamos começar com as apresentações falando também no que trabalharam no Miiverse. Yuzawa-san, queres começar?
Pode ser. Sou o Yuzawa do Departamento de Redes. Relativamente ao Miiverse, trabalhei sobretudo na conceção do sistema relacionado com o servidor, mas também fiz a coordenação com a Hatena1.1. Hatena Co., Ltd: Empresa responsável pelo desenvolvimento de vários serviços de Internet no Japão. Fundada em 2001 com sede em Quioto.
Olá. Eu sou o Kurisu da Hatena. Estive envolvido no projeto enquanto diretor do lado da Hatena. É um prazer conhecer-te.
Olá. Sou o Motoyama da Hatena. Trabalhei principalmente na conceção da IU3 para o Miiverse. Obrigado pelo convite.3. IU (interface de utilizador): Refere-se ao conteúdo mostrado em ecrãs, como por exemplo em janelas, menus e outros elementos que ajudam os utilizadores a interagir e a trabalhar com o computador.
É um prazer conhecer-te. Hoje gostava de saber como se sentiram quando o Miiverse ganhou forma. Antes de mais, qual foi a vossa impressão inicial sobre o Miiverse?
Claro. Antes de trabalhar na Nintendo, estive envolvido no fase inicial da criação de alguns serviços de Internet, por isso quando ouvi falar do Miiverse pus a mão no ar e voluntariei-me para trabalhar no projeto.
Deves ter pensado: “Finalmente, algo na minha área!” (risos) Então e tu, Kato-san?
A primeira vez que ouvi falar no Miiverse ainda não fazia parte da equipa, mas Kiyoshi Mizuki4 apresentou-o de repente dizendo: “Vamos criar uma rede de empatia.” Ainda não tinha sido decidido quem iria trabalhar nesta rede, por isso o escritório ficou muito agitado. (risos) Mas quando ouvi isto achei fantástico. 4. Kiyoshi Mizuki: Um dos produtores do Miiverse, fazendo parte do Departamento de Redes. Para além de ter sido um dos convidados da sessão Iwata Pergunta com os produtores do Miiverse para a Wii U, foi também convidado nas sessões Iwata Pergunta Walk with me! e no software pré-instalado na Nintendo 3DS.
Já tivemos serviços onde os nossos clientes publicavam material – tal como o Flipnote Studio5 e o Canal Mii Contest6 – mas desde o início que o Miiverse é um novo serviço de rede na consola, o que achei fantástico. Abordaram-me precisamente numa altura em que andava a pensar: “Eu quero fazer isto!”5. Flipnote Studio: Software pré-instalado nas consolas Nintendo DSi e Nintendo DSi XL para desenhar e escrever notas com o stylus. Pode visualizar-se várias notas em sequência, criando assim uma animação, como se folheássemos um bloco de notas. Desde que tenham uma ligação à Internet, os utilizadores podem partilhar as suas Flipnotes com outras pessoas.6. Canal Mii Contest: Um Canal Wii onde os utilizadores podem publicar as suas personagens Mii para que outros as vejam ou importar personagens Mii de outros utilizadores. Podem também submeter as personagens Mii a Concursos baseados em vários temas e desafios ou até avaliar as criações de outros utilizadores.
Devias estar a irradiar vibrações que diziam: “Deixem-me participar!” (risos) Então e tu, Kurisu-san?
Bem, eu soube do Miiverse através de Junya Kondo7. Quando percebi que se podia jogar e publicar imagens de ecrã e mensagens, soube logo que o queria fazer.Depois de estar envolvido no lançamento mundial do Flipnote Hatena8 enquanto diretor de engenharia, comecei a trabalhar logo noutro projeto e nunca tive a oportunidade de assistir à publicação de Flipnotes vindas de todo o mundo. Mas, desta vez, o serviço vai começar primeiro no resto do mundo9, por isso mal posso esperar.7. Junya Kondo: Presidente e CEO da empresa Hatena Co., Ltd. Para além de participar na sessão “Iwata Pergunta” com os produtores do Miiverse para a Wii U, participou na sessão Criação do Flipnote Studio para a Nintendo DSi.8. Flipnote Hatena: Site a que se pode aceder através de um computador ou do navegador de Internet da consola Nintendo DSi. Permite aos utilizadores partilharem e desfrutarem de Flipnotes criadas com o Flipnote Studio.9. Serviço começa primeiro no resto do mundo: A consola Wii U tem o seu lançamento previsto para 18 de novembro de 2012 na América do Norte, 30 de novembro de 2012 na Europa e 8 de dezembro de 2012 no Japão.