Kurisu-san, queres começar por dizer o que esperas quando a Wii U for lançada mundialmente?
Claro. Eventualmente, após o lançamento, vamos tornar o Miiverse acessível através de computadores e smartphones. Quando não estiveres em casa, podes verificar que jogos tens jogado e combinar uma hora para jogar com os amigos – espero que seja uma funcionalidade popular.
Não vamos pensar em videojogos apenas quando estamos em casa. Diz-se que os smartphones são concorrentes das consolas de jogos, mas penso que há uma maneira de serem amigos e não rivais. Este é um passo nessa direção.
Sim. O principal negócio da Hatena tem sido a criação de serviços para sites para computadores e smartphones, por isso espero que possamos aproveitar a verdadeira força da Hatena com a popularidade do Miiverse.
Habitualmente crio serviços online, e sempre desejei criar algo online que enriquecesse a comunicação do mundo real. Se estão sempre a utilizar o Miiverse em locais distintos, talvez possam sugerir: “Da próxima vez, reunimo-nos na minha casa!” Espero que crie oportunidades reais para as pessoas se conhecerem pessoalmente.
Seria positivo termos mais oportunidades de saber que pessoas conhecidas estão a jogar o mesmo que nós. Que tens a dizer, Kato-san?
Isso coincide com o que Kurisu-san e Motoyama-san disseram: as pessoas que não estão a jogar na Wii U têm muito com que se divertir. O nosso plano é pôr as pessoas que estão a jogar e as que não estão em contacto, por isso espero que seja um formato que faça com que as pessoas que não estão a jogar pensem: “Isso parece divertido!”
Muitas pessoas utilizam o computador ou o smartphone para fazer lifelogging23. O Miiverse não é exatamente um “registo de jogos”, mas espero que as pessoas o utilizem como um diário para recordar coisas do tipo: “Hoje passei este nível.”23. Lifelogging: Manutenção de um registo digital de experiências diárias (imagens, sons, locais, etc.).
Era giro se se tornasse numa espécie de diário de jogos numa nuvem24.24. Nuvem: Ao contrário do que acontece com o software tradicional de computador onde os dados são guardados pelo utilizador, a “nuvem” refere-se a dados e a software guardados em servidores distantes, aos quais o utilizador pode aceder através da Internet.
Sim. Penso que o Miiverse irá ajudar as pessoas a tornarem-se amigas e a participarem em batalhas através da rede sem fios, trazendo assim mais diversidade ao jogo. Por exemplo, podes publicar comentários através do Miiverse quando um jogo acaba e, uma vez que os resultados das tuas batalhas são publicados automaticamente, podes ver o registo e falar sobre ele. Espero que o Miiverse esteja presente em todo o mundo dos videojogos.
A partir de agora, devido ao aumento do número de clientes, a carga sobre o servidor irá ser maior. Especialmente na apresentação dos Registos de Atividade25, penso que irão surgir problemas difíceis. Qual a tua opinião sobre este assunto?25. Registo de Atividade: Refere-se ao modo como são apresentados os comentários anteriores por ordem cronológica.