O prazer é todo nosso.
Hoje vamos falar sobre o comando Wii U GamePad. Depois de já estar feito, parece natural que funcione perfeitamente, mas, na verdade, houve muitas pessoas envolvidas nos processos de tentativa e erro que conduziram ao produto final. Obrigado pela vossa presença aqui hoje.
Chamo-me Toru Yamashita e trabalho na Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. Neste projeto, fui responsável pelo software em geral. Em colaboração com Iwamoto-san, trabalhei tanto no firmware1 do Wii U GamePad como no software que o liga à consola Wii U. 1 Software permanente dentro de um equipamento hardware, possibilitando as operações básicas do hardware.
O Wii U GamePad não processa jogos diretamente. Vários equipamentos de entrada de dados enviam sinais para a consola Wii U, que faz o processamento. É então que o Wii U GamePad mostra imagens enviadas pela consola Wii U. O comando não só faz a troca de dados com a consola Wii U através de uma ligação sem fios como também tem capacidades independentes, funcionando por exemplo como comando de televisão. Foste tu que coordenaste a montagem desse sistema geral.
Chamo-me Kuniaki Ito e também trabalho na Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. A meu cargo estava a conceção geral do sistema do hardware. Tomei decisões sobre especificações do circuito integrado2 e sobre como enviar e receber imagens e som entre o Wii U GamePad e a consola Wii U sem atrasos percetíveis. No passado, trabalhei na conceção de dispositivos tais como o Comando Wii e o acessório Wii MotionPlus3. 2 Circuito eletrónico com várias funções, montado na placa de circuito. 3Iwata pergunta: Wii MotionPlus: Acessório com sensor giroscópico que se liga ao Comando Wii. O Comando Wii Plus, que adiciona a funcionalidade Wii MotionPlus ao Comando Wii, já está à venda. Note-se que, na compra de uma consola Wii, o Comando Wii foi substituído pelo Comando Wii Plus.
Sou o Kenichi Mae e trabalho na Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. Trabalhei na área da tecnologia de comunicação sem fios para o Wii U GamePad e para a Wii U. Uma vez que o Wii U GamePad é um comando, era extremamente importante que não houvesse atrasos percetíveis na imagem e no som, por isso dediquei-me à conceção desse sistema.
Chamo-me Masato Ibuki e trabalho na Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. O design industrial do Wii U GamePad era da minha responsabilidade. Desta vez, todo o grupo de design industrial uniu forças para finalizar o projeto. Enquanto um dos responsáveis da equipa, desempenhei funções no âmbito do desenvolvimento geral do hardware da Wii U.
É verdade! (risos) Pegámos no que a impressora 3D produziu e recortámos e lixámos o material. A maioria dos designs do comando aprovados no passado foi aperfeiçoada à mão. Ao fazer as coisas à mão, cada processo de tentativa e erro pode ser concluído muito mais rapidamente, por isso quando o design está na fase das afinações é perentório fazer modificações à mão.