Pois foi... (risos)
Por falar em garra, gostava de perguntar-te uma coisa, Ibuki-san. Viraram a mesa três ou quatro vezes por causa do design do Wii U GamePad, não foi?
Havia botões circulares que foram substituídos por manípulos analógicos que podem ser premidos, funcionando assim como botões adicionais, e o design do Wii U GamePad era liso mas depois adicionaram-lhe pegas. Tiveram de fazer várias alterações grandes ao design por motivos operacionais num espaço curto de tempo, o que deve ter sido muito difícil. Fala-me um pouco desses momentos memoráveis.
Está bem! (risos) O primeiro Wii U GamePad foi o que usámos na apresentação na E3 do ano passado. Nessa altura, o grupo de design queria fazer um dispositivo semelhante a um bloco ou pad. O conceito principal era o de ser um equipamento que merecesse ter lugar na sala de estar.
Sim, mas na E3 de 2011 ouvimos comentários de que era de difícil utilização. Jogámos a versão da NES do jogo Mario Bros. no Wii U GamePad e apercebemo-nos de que não o conseguíamos fazer muito bem.
Lembro-me de que, com o design do GamePad na altura, várias pessoas disseram que era cansativo e difícil de jogar.
Foi isso mesmo. Se tivéssemos comercializado o Wii U GamePad tal como estava, ter-nos-íamos arrependido. Por isso, começámos do princípio para tentar perceber se o caminho certo era criar um dispositivo liso, à semelhança de um bloco de notas, ou um comando tradicional que o jogador pudesse segurar com firmeza e que desse mais relevância à facilidade dos controlos. Fizemos muitas reuniões de equipa sobre a conceção do Wii U GamePad e opiniões não faltavam.
Tanto eu como Miyamoto-san queríamos que se fizesse alterações, mesmo que Takeda-san tenha dito: “Normalmente não fazemos coisas dessas nesta fase, percebem?” Contudo, a verdade é que segurar o Wii U GamePad na sua versão inicial durante muito tempo levava a que, por vezes, os dedos ficassem cansados. Mas isso mudou radicalmente.
Demorou algum tempo a encontrar o equilíbrio entre a facilidade de utilização do comando e um design que fosse apropriado para a sala de estar.