No que diz respeito à comunicação sem fios, estamos aqui a lidar com ondas de rádio invisíveis, por isso suponho que tenham enfrentado vários problemas que até então vos eram desconhecidos. Mae-san, o que aconteceu na missão de estabilizar o sistema sem fios?
O maior problema nessa área foi o envio de dados após a compressão para a CG (computação gráfica). A CG é completamente diferente das imagens naturais e, para visualizar imagens com uma qualidade decente após o processo de compressão/descompressão, precisávamos de uma taxa de bits18 muito superior à que tínhamos antecipado. 18 Termo que expressa a quantidade de dados que podem ser enviados e recebidos por segundo. Em geral, uma taxa de bits maior representa uma melhor qualidade de imagem e de som, mas o tamanho dos dados aumenta. Por outro lado, se a taxa de bits for menor, o tamanho dos dados diminui mas a qualidade da imagem e do som também decresce.
Basicamente, pensa-se na tecnologia de compressão/descompressão de imagens da perspetiva de como se comprimem imagens naturais, mais especificamente na forma como o olho humano capta imagens do mundo. Por exemplo, o olho humano é sensível a certas coisas, mas não tão sensível a outras. Ao fazer isto e aquilo, a qualidade da imagem não parecerá degradada. Isto era possível com imagens naturais, mas com a CG essa tecnologia não é aplicável.
O tamanho mudou em escala, por isso movia-se de forma errática e difícil de seguir.
Acho que foi a segunda amostra. Inicialmente, era apenas uma imagem de um cubo que se movia e pensámos que estava tudo bem. No entanto, na amostra seguinte, um padrão semelhante a uma grade aumentava e aproximava-se.
Uma grade em movimento! A pior imagem possível para a tecnologia de compressão de vídeo!
No mundo da tecnologia de compressão de vídeo, há mesmo tipos de vídeo que são ideais para comprimir e outros tipos que não são adequados. Enfrentaram uma das coisas mais difíceis logo no início numa amostra e pensaram: “Oh, não! Que desastre!”
Sim. Isto aconteceu um pouco antes da E319 do ano passado (2011). Marcámos uma reunião de emergência que incluiu Ito-san e Mae-san e dissemos: “O que vamos fazer em relação a isto?!” Mas, no final, acho que foi bom termo-nos deparado com um vídeo tão difícil nessa altura. 19 Feira de videojogos que habitualmente decorre em Los Angeles.
Nenhum outro vídeo lhe chegou aos pés... Ainda! Por isso foi bom termos tido esse problema numa fase inicial. Outra coisa muito relevante para mim foi, mesmo antes da E3 de 2011, termos andado numa correria para melhorar a qualidade da imagem para que pudéssemos apresentar a Wii U na feira.