Em que é que gostavam que as pessoas tomassem mais atenção relativamente ao hardware da Wii U? Akagi-san, queres começar?
Trabalhei no SDK18 e adoro CPU! (risos) Pessoalmente, fico muito contente por ver onde conseguimos chegar com as consolas de jogos. Espero que as pessoas fiquem impressionadas com os tipos de software que o CPU permite. 18 Um conjunto de ferramentas de desenvolvimento necessárias para fazer aplicações para consolas de videojogos e outros equipamentos.
Gosto da forma como dizes que adoras CPU! (risos) Acabou por ser um CPU sem hábitos estranhos, que corre de acordo com as expectativas. E tu, Kitano-san?
Falando do ponto de vista do design da caixa, embora a estrutura base se assemelhe à da Wii, há várias diferenças que tornam a consola mais conveniente. Por exemplo, o Botão SYNC19 está do lado de fora. Recebemos comentários de vários clientes que não sabiam como sincronizar o Comando Wii, e achei que esses comentários tinham uma razão de ser. Relativamente aos conetores USB, que se encontram na traseira da consola Wii, estes também foram posicionados na frente, o que torna mais fácil a ligação de periféricos USB. 19 Botão vermelho com a etiqueta “SYNC” que serve para ligar o Comando Wii com a consola.
Exatamente. Outro pormenor é a tampa das ranhuras: ao passo que na Wii ela vinha para fora, agora vai para dentro.
Do ponto de vista do design, não nos limitámos a aplicar as últimas novidades tecnológicas para melhorar o desempenho. Diminuímos o consumo de energia e tornámos a caixa mais pequena, por isso acho que esta consola consegue um bom equilíbrio entre desempenho, energia e tamanho do chip. Na expectativa de ser um equipamento que permite desfrutar de muito mais para além de jogos, desde o início do desenvolvimento da Wii U que adotámos a regra de aumentar a capacidade da memória principal. Outra coisa que gostaria de mencionar é que a Wii U é vendida com um cabo HDMI, considerado agora um acessório standard. Queremos que as pessoas desfrutem de imagens em alta definição.
Não há muitos equipamentos que sejam vendidos à partida com um cabo HDMI. Pode utilizar-se o cabo que veio com a Wii original, mas assim não se está a tirar partido das capacidades da Wii U. É a tua vez, Takeda-san.
Gostaria de chamar a atenção para a eficiência da consola. Para um computador poder funcionar eficientemente, a hierarquia de memória20 é importante, mas desta vez os níveis de memória base são apertados. É algo ortodoxo, mas torna a eficiência a caraterística mais relevante desta consola. 20 Estruturação da memória do computador em níveis. O cérebro humano tem memória de curto prazo para recordar informação relacionada com um determinado assunto em progresso, e memória a longo prazo para guardar informação não relacionada com circunstâncias imediatas. Do mesmo modo, o computador transfere e gere dados guardando-os por níveis: em primeiro lugar está o CPU, em segundo lugar está a memória cache de alta velocidade e baixa capacidade que funciona tal como a memória de curto prazo, em terceiro lugar está o armazenamento principal de baixa velocidade e grande capacidade para gerir o hardware, e em quarto lugar está o armazenamento auxiliar para gerir o sistema operativo.
Tem sido essa a nossa filosofia desde a Nintendo GameCube. Independentemente da grandeza dos números, será que podes usar o equipamento apenas sob determinadas condições, ou será que podes obter o mesmo desempenho em qualquer situação? A insistência nesta última forma de pensamento esteve sempre na base do desenvolvimento das consolas na Nintendo.
Sempre tiveram uma ligação a consolas de videojogos e já me disseram que as consolas sempre usaram os televisores como bengala, mas esta é a primeira consola que não precisa do apoio do televisor. Com a Wii U, é possível jogar no GamePad, o que altera um pouco a ideia de as consolas de videojogos serem algo que fica na sala de estar. Já agora, das coisas que se podem fazer apenas com a Wii U, o que é vos entusiasma mais?
Jogo videojogos com os meus filhos. Com a Wii U, temos um ecrã nas mãos. A criança pode estar a esconder o ecrã e nós a tentar espreitar, perguntando “O que estás a fazer?” e obter uma resposta do género “Não te mostro!” Acho que isto vai fazer com que se converse mais do que no passado. (risos)
Também tenho um filho pequeno. Podemos jogar juntos usando o ecrã tátil do Wii U GamePad, por isso acho que seria bom instalar a consola na sala de estar e desfrutar dela.