Um bom exemplo de um serviço em que muitas pessoas podem participar é o Flipnote Studio16. Kondo-san e a sua equipa demonstraram que um bom projeto pode manter-se ativo durante muito tempo.16 Flipnote Studio: Software para as consolas Nintendo DSi e Nintendo DSi XL para desenhar e escrever notas com o stylus. É possível fazer apresentações animadas, como se estivéssemos a folhear um bloco de notas, ao mostrar várias notas em sequência. Os utilizadores podem partilhar as suas Flipnotes com outros utilizadores se estiverem ligados à Internet.
Parece que nem toda a gente tem consciência disso, mas o número de utilizadores do Flipnote Studio continuou a aumentar.
Quando iniciámos o desenvolvimento do servidor do Miiverse, agendei uma reunião com Kondo-san. Fi-lo por dois motivos: primeiro, tínhamos conversado acerca do Flipnote Studio e, segundo, ele tinha-me enviado uma proposta de serviço de rede.Não era o mesmo que o teu, Mizuki-san, mas o conteúdo tinha algumas semelhanças. Achei que, se íamos avançar com o desenvolvimento deste serviço, deveria contactar a Hatena primeiro, já que tinha dado a sugestão à Nintendo. E foi por isso que contactei Kondo-san.
Era divertido falar sobre videojogos com os amigos, mesmo quando nem sequer estávamos a jogar. É mais um aspeto divertido de jogar.
É verdade. Passei muitos bons momentos com outras pessoas por causa de videojogos, por isso achei que ao usar a Internet podíamos comunicar e jogar com mais pessoas de todo o mundo. Quando me falaram disto, pensei: “Finalmente!” (risos)
Fiquei impressionado por teres dito na primeira reunião que os comentários de Kondo-san tinham sido incrivelmente úteis, Mizuki-san. Com que é que te identificaste mais?
Em primeiro lugar, falou-se de como as comunidades existentes de serviços de redes eram interessantes. Para dizer a verdade, na altura não tinha bem a certeza de que o passo certo seria colocar as comunidades numa posição central. Mas ouvi o que Kondo-san tinha a dizer e fiquei convencido de que era o melhor a fazer.
É verdade. Depois ele também mencionou a estrutura hierárquica dos serviços de redes e o facto de os serviços existentes serem o primeiro nível e de haver uma estrutura mais aberta num segundo nível. No primeiro nível, interage-se mais confortavelmente com as pessoas que conhecemos; no segundo nível, interage-se com base em interesses e sentimentos que partilhamos com pessoas que não conhecemos pessoalmente. As ideias discutidas nessa reunião foram um grande motivo para o Miiverse ter assumido o formato aberto que tem hoje.
O Miiverse também tem uma estrutura de serviços bipartida. Por um lado, comunicas apenas com aqueles que autorizas a falarem contigo e, por outro lado, interages com qualquer pessoa que partilhe o mesmo interesse.
Algo que me impressionou foi a perspetiva de que talvez haja uma diferença entre o gráfico social20 dos serviços existentes de redes e o gráfico social dos serviços de redes de videojogos. Falaram sobre o facto de nem sempre as pessoas quererem falar sobre videojogos com as pessoas com quem já têm uma relação através dos serviços existentes. Essas palavras tiveram um papel muito importante na minha decisão de criar o nosso próprio gráfico social de raiz.20 Gráfico social: Gráfico que evidencia as relações pessoais na Internet entre indivíduos que utilizam um determinado meio social, tal como um SNS (“social networking service” ou serviço de redes sociais). Indica frequentemente relações baseadas em relações humanas reais.
Ai sim? Os serviços existentes de redes podem conter aspetos realistas mas, na vida real, há muitas ocasiões em que comunicas com pessoas que não conheces. Portanto, ao desenvolver um novo serviço, é necessário oferecer oportunidades de encontros entre pessoas com os mesmos interesses e de falar com elas sobre esses interesses.