Mudanças na televisão
Há seis anos, a série “Iwata Pergunta” arrancou com a sessão sobre Iwata Asks - Wii1 praticamente por acaso. Nunca me passou pela cabeça que durasse tanto tempo. E agora que criámos uma consola sucessora da Wii, estou muito agradecido pela oportunidade de falarmos novamente. Hoje damos início a uma série em que gostaria de falar sobre a criação do hardware Wii U. Obrigado pela vossa presença. 1 A primeira sessão de uma série de entrevistas relacionadas com a consola Wii, que começou no final de 2006 e que levou à continuação da série “Iwata Pergunta”. evistas relacionadas com a consola Wii, que começou no final de 2006 e que levou à continuação da série “Iwata Pergunta”. Disponível apenas em inglês.
Em primeiro lugar, gostaria que se apresentassem. Não é preciso que te apresentes novamente, Takeda-san, basta dizer que és responsável pelo desenvolvimento de hardware na Nintendo.
Desta vez, supervisionar o desenvolvimento geral de hardware deve ter deixado a sensação de estarem a fazer uma consola de uso doméstico e uma consola portátil ao mesmo tempo! (risos)
Foi mesmo isso! (risos) Apoiei-me em elementos de consolas portáteis durante o desenvolvimento do Wii U GamePad, por isso sinto que criei dois equipamentos: uma consola de uso doméstico e, ao mesmo tempo, uma consola portátil.
Chamo-me Kitano e trabalho no Departamento de Desenvolvimento de Produtos da Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. Estive envolvido no design mecânico do desenvolvimento da consola Wii U. Para além do design da caixa, também trabalhei no design térmico e desenhei elementos tais como os conetores e os cabos.
Eu sou o Akagi e também trabalho no Departamento de Desenvolvimento de Produtos da Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento. Ao contrário das outras pessoas aqui presentes que trabalharam no hardware, eu trabalhei no software. Mas, quando digo software, não me refiro ao tipo de software que se joga, refiro-me sim ao teste de programas necessários no processo de desenvolvimento da consola.
Obrigado. Quando se cria uma consola nova, o que demora mais tempo a fazer é selecionar e considerar as suas partes. Como é que começou a história da Wii U?
Em primeiro lugar, no que diz respeito aos televisores japoneses, a transição para a televisão digital terrestre em HD2 já está completa em todo o Japão. A maior parte do mundo também já mudou para HD, por isso pode dizer-se que o HD é o novo SD3. 2 Este termo indica alta resolução (imagens de alta qualidade) em televisores e outros equipamentos. Para poder ver imagens em HD, é necessário que o equipamento tenha um grande número de píxeis de imagem, um número de linha de varrimento acima dos 720 píxeis e um formato de 16:9. Às emissões televisivas em ground-wave digital e BS digital, que oferecem imagens de alta resolução, chamamos de HDTV. 3Este termo indica resolução standard (imagens de qualidade standard) em televisores e outros equipamentos. O número de linha de varrimento está abaixo dos 720 píxeis.
Exato. Por outro lado, a consola Wii utiliza a definição standard. O projeto Wii U arrancou quando decidimos que deveríamos adaptar-nos ao novo padrão HD para televisores domésticos. A nossa filosofia é que toda a gente deve apreciar o que criamos da mesma forma, nas mesmas circunstâncias, nas suas casas.
E o antigo conetor amarelo4 que envia vídeo de uma consola de videojogos para o televisor foi substituído pelo HDMI5. De certa maneira, era inevitável que, ao haver mudanças nos televisores, houvesse também mudanças nas consolas de videojogos que se ligam aos televisores. 4 Um dos conetores RCA que geralmente fazem parte de um cabo de vídeo composto. Transporta sinais elétricos usados para ligar áudio a um equipamento visual. Os conetores estão separados por cores, sendo que o amarelo é usado para sinais de vídeo composto, e o vermelho e o branco são usados para sinais de áudio estéreo. 5 Trata-se de uma interface de imagem digital e de entrada/saída de som para equipamentos domésticos e audiovisuais. Permite o envio e receção de vídeo, áudio e sinais de comando com um único cabo.
Exatamente. E já que é um equipamento que fica na sala de estar 24 horas por dia, queríamos que as pessoas desfrutassem de várias coisas para além dos jogos, algo que não conseguíamos fazer com a Wii. Tivemos de pensar muito para finalmente obtermos um produto acessível ao nível do preço, sem nunca descurarmos o desempenho.
Está próximo do conceito que discutimos na sessão “O Hardware Wii”, relativo ao baixo consumo de energia e ao desempenho elevado6. 6 Takeda-san explicou este conceito na sessão “O Hardware Wii” de “Iwata Pergunta”: “Claro que a questão do desempenho não era secundária. Qualquer pessoa consegue obter um desempenho fraco com uma energia fraca. Há também quem opte por um desempenho elevado com energia elevada. Com a Wii, só a Nintendo é que lutou por um desempenho elevado com um baixo consumo de energia.”