E em relação à tecnologia NFC22 que surgiu a meio do projeto? 22 Sistema que copia e lê dados de e para um cartão ou outro objeto compatível com a tecnologia NFC.
Para dizer a verdade, e não apenas devido à tecnologia NFC, nunca esperei que o Wii U GamePad tivesse tantas funções.
Devíamos estar a fazer um comando, mas afinal ele tinha todas as funções de uma consola portátil!
Pois é – e todas elas funcionam sem fios. Tivemos de desenvolver software para muitas coisas: tecnologia NFC, o Botão COMANDO TV23 e o sensor geomagnético24. Foi muito trabalhoso! Contudo, em relação à NFC, quando vimos a tua declaração25, Iwata-san, ficámos chocados. Pensámos: “O quê? Não acredito que Iwata-san anunciou aquilo!” (risos) 23 Funcionalidade do Wii U GamePad que permite que o dispositivo funcione como comando de televisão. 24 Sensor interno do Wii U GamePad que deteta a direção geomagnética. O Wii U GamePad também tem um acelerómetro e um giroscópio. 25 A 27 de janeiro de 2012, Satoru Iwata fez uma declaração sobre as novas funcionalidades da consola Wii U numa reunião sobre a estratégia da empresa.
As reações foram positivas, portanto ficámos contentes. No entanto, o desenvolvimento ainda não estava nessa fase, por isso a única resposta que podíamos dar a perguntas sobre o assunto era que tinham de esperar por mais novidades e tive pena por ter de responder assim.
Estamos preparados para apresentar o Wii U GamePad ao mundo. Gostava que cada um de vocês me dissesse o que acha do resultado final e quais são os principais pontos de interesse. Queres começar, Yamashita-san?
A menos que fosse necessário, em muitas ocasiões enviámos as ondas de rádio através de cabos para evitar interferências durante o desenvolvimento do Wii U GamePad. Mas quanto tentei fazê-lo sem fios em casa, fiquei surpreendido ao redescobrir que era possível obter gráficos espetaculares mesmo sem a conexão por cabo.
Pois. (risos) Até eu fiquei surpreendido por o equipamento utilizar comunicação sem fios. Por isso, acho que as pessoas ficarão surpreendidas com uma função tão básica da consola, em que os gráficos complexos renderizados pela consola aparecem nas suas mãos através de tecnologia sem fios no Wii U GamePad.
Acho que os mais entendidos em tecnologias ficarão chocados pela falta de latência. As crianças mais pequenas não estão familiarizadas com a mecânica, mas acho que vão reparar que o dispositivo funciona de forma natural, como se fosse o próprio Wii U GamePad a gerar as imagens.
Acho que é provável que nem repares que está ligado à consola até o levares para outra divisão da casa.
Sim. Será certamente uma surpresa nova e inesperada. O Wii U GamePad está cheio de elementos surpreendentes – é possível visualizar gráficos complexos com a tecnologia sem fios, é possível ligar o dispositivo à Internet e é possível usar imensas funções, tais como a da câmara – por isso gostaria que as pessoas desfrutassem de tudo isso. (Nota de edição: todas as funcionalidades do Wii U GamePad requerem utilização com a consola Wii U.)
O Wii U GamePad permite uma visualização muito rápida e, uma vez que os televisores mais recentes têm latência devido aos componentes de processamento de vídeo, é possível que por vezes o Wii U GamePad mostre imagens mais rapidamente do que o televisor que está ligado à consola por cabo. Por isso, quando se joga um jogo qualquer no Wii U GamePad, não há atrasos percetíveis, tornando a utilização mais confortável.