Fazer uma caixa mais pequena foi um objetivo claro desde o início, Kitano-san?
Mas os membros da equipa que estavam a criar a estrutura da caixa podiam ficar algo desmotivados ao lhes dizerem que o projeto em que tinham depositado tanto esforço não passava de um “ajudante de bastidores” – deve ter sido uma tarefa bastante complicada.
Sim. (risos) E a Wii U tem o GamePad, por isso adotámos a política de reduzir drasticamente as caraterísticas da consola principal, o que fez com que se destacasse ainda menos. (risos)
Ainda assim, é uma consola muito mais poderosa do que a Wii, por isso devem ter inventado várias soluções para problemas relacionados com o design térmico e o tamanho da caixa.
É verdade! Já falámos sobre os chips LSI, e outra grande mudança foi termos apenas uma fonte de calor. A Wii tinha duas, por isso tínhamos de arrefecer ambas. Esta é a da Wii e esta é a da Wii U e para dissipar o calor tivemos de instalar um dissipador de calor15 tal como este. 15 Placa de metal que dispersa o calor, uma espécie de radiador, que é frequentemente constituído por pinos que emergem da base ou por projeções a que chamamos lamelas.
Comparativamente à consola Wii, o hardware da Wii U tem cerca de três vezes mais calor, por isso tivemos de puxar pela cabeça. Considerámos soluções tais como tornar a ventoinha maior ou aumentar o seu número de rotações. Levámos a cabo testes térmicos em protótipos várias vezes e otimizámos a posição das entradas e saídas de ar.
Um teste demora cerca de uma hora, por isso investimos imenso tempo nos testes até obtermos a forma atual.