Antes, quando Takeda-san falou acerca de adicionar um elemento de jogo, decidiram acrescentar uma funcionalidade onde podemos desenhar e escrever cartas durante o Wii U Chat, utilizando o ecrã tátil do Wii U GamePad.
Sim. Queríamos que fosse possível fazer qualquer coisa que tornasse as conversas mais divertidas. Poder utilizar o Wii U GamePad para desenhar e escrever foi uma ideia que surgiu de um modo muito natural. Na verdade, é muito mais divertido do que possas pensar. Não é todos os dias que podes rabiscar a cara de uma pessoa, apesar de quereres muito. Quando o experimentámos foi uma forma de quebrar o gelo e estimulou a conversa. Normalmente não podes fazer rabiscos na cara do teu chefe, mas nós pudemos fazê-lo durante o desenvolvimento deste projeto. E, na verdade, quando alguém faz rabiscos na tua cara acabas por te divertir.
A ideia inicial era fazer apenas um quadro branco. Pressionavas um botão para alternar entre os modos para que o quadro branco aparecesse no televisor e ambos os utilizadores podiam desenhar o que queriam. Mas na fase de testes concluímos que era demasiado intimidante: o utilizador tinha uma tela branca enorme à sua frente, não tinha confiança nas suas capacidades artísticas e sentia ter demasiado protagonismo, uma vez que era observado por outras pessoas.Seria possível haver uma maior liberdade de expressão se houvesse mais cores e tipos de caneta, só que as pessoas mostraram-se mais preocupadas em desenhar do que em conversar. A interatividade diminuiu e a sensação de proximidade ficou tão reduzida que se tornou desconfortável, sem que o utilizador conseguisse olhar sequer para as expressões dos outros.
Do modo como está agora, a ideia que fica é a de que podes expressar os teus verdadeiros sentimentos, sentimentos esses que talvez tenhas vergonha de verbalizar.
E penso que a possibilidade de ver as pessoas desenhar em tempo real também torna tudo mais divertido. Ainda sobre este assunto, a equipa da Caixa Postal Nintendo17 esteve envolvida neste projeto, não foi?17. Caixa Postal Nintendo: Uma ferramenta de comunicação para a consola Nintendo 3DS lançada pela Nintendo em dezembro de 2011. Vem pré-instalada no Cartão SD da consola Nintendo 3DS desde maio de 2012.
Isso foi uma ideia de Kitai-san. No início era uma linha normal, mas pedi que fosse visível em todos os tipos de fundo de ecrã e ele lembrou-se disso. Estranhamente, está sempre claramente visível.
Kitai-san percebe muito de combinações de cores em fotografias, e desse tipo de coisas.