O que caracteriza Mario é o bigode, o chapéu e o fato-macaco. Por que decidiram dar-lhe esta imagem? Tenho a certeza de que já falaram disto vezes sem conta, mas gostava de aproveitar a oportunidade para vos pedir que nos falassem um pouco disso.
Com certeza. O Mario original era uma imagem pixelizada 16 X 16. Nessa altura, quando os jogos feitos no estrangeiro usavam personagens humanas, tinham sempre proporções semelhantes à realidade.
Parece que os criadores não ficavam satisfeitos a menos que desenhassem uma figura com a proporção de oito cabeças.
Ou, às vezes, de seis cabeças. Mas, na verdade, o número de píxeis que podíamos usar era tão limitado que se usássemos essas proporções ficávamos com um par de píxeis para a cara.
Com dois píxeis, nem iam conseguir desenhar os olhos. Ficariam, basicamente, com uma figura tipo palito, algo que se via frequentemente em jogos estrangeiros.
E como não se pareciam de todo com figuras humanas, estava plenamente convencido que tinham sido criadas por pessoas que não sabiam desenhar!
Então o Mario ficou com um chapéu para poderem reduzir o número de píxeis usados?
Ora aí está! O fato-macaco era a única opção possível! Foi assim que Mario ficou com o fato-macaco. Felizmente, a história passava-se num local de construções e achámos que a única opção era Mario ser carpinteiro! (risos)