Mudando de tema, gostava de te perguntar sobre o
Mudando de tema, gostava de te perguntar sobre o Super Guide . Como é que te surgiu essa ideia?
Parece que algumas pessoas que são bons jogadores de videojogos acharam que lhe faltava alguma coisa.
Mas, por outro lado, as pessoas que não são tão boas em videojogos, por exemplo, disseram que, independentemente do que fizessem, não conseguiam passar pelo boss do World 3 e, então, desistiam e paravam de jogar.
Então, apesar de termos criado New Super Mario Bros. para a DS como um jogo que também pudesse ser desfrutado por pessoas que não tivessem jogado muito recentemente ou que estivessem a jogar pela primeira vez, continuava a haver pessoas que não conseguiam chegar até ao final.
Exacto. Se perguntares a esse tipo de pessoas o que fazem para acabar os níveis que não conseguem passar sozinhas, vão dizer-te que pedem a alguém que é bom em videojogos para o fazer por elas. Por exemplo, o filho vê-os a jogar, observa e percebe “Ah, então é assim que se faz!” e, depois, eles mesmos começam a partir daí. Quando há um nível difícil, queríamos apresentar imagens que mostrassem como passá-lo e, para as pessoas que só querem avançar, queríamos passar o nível por eles. Por isso, decidimos incluir o Super Guide.
Por outras palavras, no caso das pessoas que não têm à mão um bom jogador que se encarregue de passar o nível, o próprio jogo fá-lo-á por elas.
Exacto. Quando há um boss que não se consegue vencer, independentemente do que se faça, há muita gente que pára de jogar.
Queria vídeos do jogo que levassem quem os visse a pensar “Ah, agora percebo…” e a decidir tentar por si mesmo. Então, pedi a Mukao-san para gravar alguns jogos assim. Para dizê-lo de outra forma, atirei-lhe a ideia. (risos)
Delineei algumas directrizes mas, na sua maioria, só lhe atirei a ideia. (risos)
Mukao-san, quando Asuke te pediu que gravasses alguns jogos que levassem os jogadores a pensar "Ah, agora percebo," ficaste desorientado?
Sim. (risos) Dividimos a tarefa entre cerca de 20 designers e pessoal do som. Mas, como cada uma das pessoas fez a sua própria gravação, algumas eram melhores que outras e os padrões eram desiguais. Então, primeiro decidimo-nos por cinco líderes que determinaram o nível ou a qualidade do jogo.
Primeiro, Asuke-san arranjou um plano experimental para servir de modelo, que abordava questões tais como acertar ou não num ? Block, quando houvesse um, ou apanhar todas as moedas ou não, e por aí.