O que é que ponderaram inicialmente, quando começaram a trabalhar no título Super Mario Bros. para a Famicom?
Depois de Mario Bros., várias empresas publicaram alguns jogos de saltos e senti que este tipo de jogo tinha sido uma ideia nossa.
O Donkey Kong envolvia saltar, assim como Mario Bros., por isso sentias que a Nintendo tinha originado verdadeiramente este tipo de jogo.
Os designers de videojogos da altura queriam manter o fundo preto porque era menos cansativo visualmente para o jogador. Mas achei que as pessoas já estavam a ficar fartas e que seria simpático ter uma cor de fundo diferente. Por isso, utilizámos as capacidades técnicas da Famicom ao máximo e decidimos fazer o Super Mario Bros. baseando-nos no conceito de ter uma personagem grande cujo ambiente é a terra, o mar e o ar.
16 A versão arcade do jogo de acção Balloon Fight foi lançada em 1984 e, no ano seguinte, foi lançada uma versão para a Famicom no Japão.
Balloon Fight já tinha sido publicado e, portanto, esse sistema de controlo já tinha sido experimentado e testado. Quanto ao céu, tínhamos a imagem de Sun Wukong, o Monkey King que salta de nuvem em nuvem.
Começámos por fazer testes para ver como seria o jogador controlar uma personagem grande, do dobro do tamanho de Mario. E como gostámos da sensação, continuámos a desenvolver a ideia. Mas depois descobrimos que seria mais interessante se o tamanho de Mario só aumentasse a meio do jogo, por isso decidimos criar também um Mario pequeno.
Ao apanhar um cogumelo, o tamanho de Mario aumenta e ele torna-se no Super Mario. Mas porquê um cogumelo?
Há algum tempo atrás, fui entrevistado e falei da Alice no País das Maravilhas. Mas parece que houve um mal-entendido e começou-se a dizer que eu tinha sido influenciado por essa obra. Mas não é esse o caso. O que se passa é que sempre houve uma relação entre cogumelos e o mundo da magia. Foi por esse motivo que decidi que, para se tornar no Super Mario, Mario precisava de cogumelos.