Um exemplo perfeito da função que dita a forma: a tartaruga. E foi assim que nasceu Koopa Troopa! Mas como evoluíram as coisas a partir daqui?
Então acabei por desenhar eu a tartaruga, dizendo coisas tipo: “Não deve haver tartaruga nenhuma com um focinho assim tão grande…” Agora que penso nisso, parecia mais uma tartaruga terrestre do que marinha. De qualquer modo, Hiroka-chan que estava encarregue do som e é agora Presidente da Creatures Inc., ...
12 Hirokazu Tanaka trabalhou na Nintendo como compositor e foi responsável pela música de muitos títulos, incluindo Balloon Fight, Dr. Mario e Mother. Actualmente, é Presidente da Creatures Inc.
Sim. E, durante a conversa com Tanaka-san, começámos a falar sobre o aspecto do interior de uma tartaruga.
Originalmente, queria que fosse fácil reconhecer quando a tartaruga está prestes a virar-se novamente. Mesmo que a tartaruga virada ao contrário se mexa um pouco antes de recuperar, o jogador não sabe bem quando é que isso vai acontecer. Ficávamos muito entusiasmados a discutir ideias tipo: “E se, quando lhe bateres por baixo, a tartaruga sair disparada da carapaça e ande por ali um bocado antes de voltar à carapaça? E quando voltar à carapaça, já recuperou do golpe!”
Decidimos que seria uma excelente ideia e avançámos com a imagem das tartarugas a saírem das carapaças.
Mas as tartarugas não têm carapaças emprestadas, como os caranguejos eremitas! (risos)
Por isso, neste aspecto, tendíamos a pensar na funcionalidade e design no jogo ao fazer a personagem.
A história da criação da tartaruga é um exemplo muito específico, mas Mario Bros. está cheio de elementos que o ligam a New Super Mario Bros. Wii, de que vamos falar hoje, com os canos, as moedas a apanhar e o facto de ter um modo multijogadores.
Se leres livros manga antigos, há sempre um ermo qualquer cheio de canos ou de tubos pelo chão.