Acho que tens razão! (risos)
Até agora, falámos do Donkey Kong ao Super Mario Bros., mas se continuarmos a falar da história por detrás do Super Mario Bros tenho a impressão que nunca mais acabamos a entrevista! (risos)
17 Esta campanha decorreu em 2003, marcando vinte anos após o lançamento da Famicom no Japão. Um dos elementos da campanha era uma edição especial de vigésimo aniversário da Game Boy Advance SP. 18 NES Classics era uma série de jogos da Famicom publicados novamente para a Game Boy Advance em 2004.
Na altura, tinha a ideia de que o número de pessoas que já tinha jogado videojogos mas tinha parado de jogar estava a crescer cada vez mais. Mas, apesar de compreender esta ideia na teoria, ainda não tinha absorvido a realidade da situação. Claro que sou um jogador e estou rodeado de pessoas que gostam de jogos. Por isso, quando ouvi referências a esta questão na altura do lançamento da série NES Classics, apercebi-me mesmo: "Ah... Então há mesmo assim tantas pessoas que se lembram do Mario, mas já nem sequer pensam em videojogos!"
19 Para assinalar o vigésimo aniversário do lançamento original de Super Mario Bros., foi feita uma campanha em 2005. Para além da reedição de Super Mario Bros. enquanto parte da série NES Classics, no dia 13 de Setembro (data do lançamento original), foi lançada a Game Boy Micro no Japão.
Sim, foi muito importante. Mas, independentemente de as pessoas se afastarem dos videojogos, as memórias de jogar Mario permanecem… Nessa altura, Mario tinha avançado para 3D e falávamos muito sobre o facto de agora haver duas correntes diferentes da série Mario: o Mario que tinha evoluído a par das consolas, à medida que estas eram melhoradas, e também o Mario básico que todos podiam jogar. Quando falei sobre isto com Tezuka-san, ele disse-me: “Se fizermos mais um jogo Mario, deveria ser de scroll lateral.”
Pois foi. Mas, como era de esperar, e vendo as coisas da perspectiva daqueles que acompanham os desenvolvimentos tecnológicos, colocava-se uma pergunta: “Porquê fazer um jogo 2D de scroll lateral agora?” E podemos responder desta forma: “Podemos usar gráficos 3D polígonos, mas ao criar um jogo de scroll lateral não estaremos a atrair um público mais vasto?” Por isso decidimos fazer um Mario que começasse de novo, que voltasse aos seus princípios-base. Foi por isso que colocámos “New” no título.
Quais eram as principais preocupações no desenvolvimento de New Super Mario Bros. para a DS?
Como se tratava de um jogo Mario baseado nos seus princípios originais, o objectivo do jogo tinha de estar à direita. O jogo também não podia ser longo demais porque tinhas de ter a clara sensação de estar a desenvolver habilidades por jogar repetidamente.
Exactamente. Ao incluir esse Mario enorme, o resto do jogo podia ser antiquado à vontade.
Depois de o jogo já estar terminado, arrependeste-te de alguma coisa? Gostarias de ter feito alguma coisa de forma diferente?
Embora tivesses conseguido criar um Mario que qualquer pessoa podia jogar, para os jogadores que desejavam um desafio maior era capaz de ser fácil demais.