Então estiveram prestes a livrar-se dos níveis passados no céu?
Tezuka-san mencionou há pouco que, no princípio, a ideia era os níveis do jogo serem compostos por terra, mar e céu, mas houve uma altura em que quase riscámos o céu da equação.
É verdade. Chegámos a meio do desenvolvimento dos níveis, em que o Mario subia para cima de nuvens. E depois, em parte devido a limitações de memória, desistimos. Mas Tezuka-san acreditava imenso nos níveis passados no céu e por isso conseguimos dar-lhes vida, acrescentando videiras.
Foram, sim senhor. Achei que conseguíamos criar algo na onda de João e o Pé de Feijão em Super Mario. Apenas sugeri que seria interessante o Mario subir um pé de feijão para chegar ao mundo no céu. Depois, Miyamoto-san pegou na ideia e lembrou-se de o jogador ter de acertar num bloco para fazer crescer uma videira .
Mas apesar de conseguirmos fazer com que Mario chegasse ao céu, tínhamos um problema: voltar para baixo.
Não tínhamos maneira de fazer Mario descer do nível do céu, por isso inicialmente pensámos que poderia saltar. Mas não era coisa que nos passasse pela cabeça normalmente.
Mas ao colocar moedas em pleno ar, incitando o jogador a saltar nessa direcção, conseguíamos que o Mario voltasse ao nível do chão.
Em Super Mario, o jogador tem a certeza que, independentemente da altura em que estiver, se houver moedas para apanhar pode saltar em segurança. Se o jogo fosse desenvolvido por pessoas com uma certa maldade, uma situação destas poderia ser aproveitada para fazer o jogador perder uma vez. Nesse caso, mesmo que o jogador quisesse muito as moedas não saltava para as apanhar. Mas trata-se de Super Mario e há um nível de confiança: “Se saltar para apanhar as moedas, não vai acontecer nada de mal de certeza." É por isso que os jogadores conseguem regressar ao chão sem hesitações.
Por isso é que durante o desenvolvimento dizíamos frequentemente: “Não podemos trair a expectativa do jogador.”
Dizíamos coisas tipo: “Bem, o jogador lutou imenso para chegar até aqui, por isso não seria justo não ter algo para o ajudar...”
Tenho a impressão que, durante toda a série, os jogos foram construídos com o compromisso sério de “não trair a expectativa do jogador” nem de “cortar completamente o divertimento”. Mas com a Famicom tiveram de lidar com imensas limitações. O processo de tentativa e erro foi parte importante do desenvolvimento?
Sim, claro que foi. Por exemplo, tínhamos de mostrar Todos os gráficos no ecrã usando apenas 256 componentes.