Então conseguiram introduzir o Goomba no jogo com sucesso. (risos) E, assim, o primeiro título Super Mario Bros. ficou completo. Qual a reacção que esperavas dos utilizadores?
Para dizer a verdade, nunca pensei que tanta gente de todo o mundo acabasse por jogar o título. Mas, mesmo antes de o lançarmos, pusemos muita gente a testá-lo e quando Miyamoto-san viu as reacções disse: “É tal e qual como Donkey Kong.”
Sim. Lembro-me perfeitamente de Miyamoto-san, que já tinha tido a experiência de Donkey Kong, dizer: “É bem capaz de se tornar um êxito enorme.”
Quando acabaram Super Mario Bros., vim para a Nintendo para ajudar a terminar o título F1 Race21. Na altura, deram-me um ROM de pré-lançamento de Super Mario Bros. e pediram-me para dar a minha opinião sobre o jogo. Levei-o para a HAL Laboratory e, nas duas semanas seguintes, a equipa de desenvolvimento não trabalhou nada. A equipa toda não fazia outra coisa que não fosse jogar Super Mario. 21 F1 Race era um jogo de corridas Fórmula 1 lançado para a Famicom em Novembro de 1984.
Foi por isso que antes do lançamento achei que tinham criado algo, de facto, extraordinário. Nesse momento, não me passou pela cabeça que se iria tornar num fenómeno tão grande, mas achei que era um jogo incrivelmente emocionante, diferente de tudo aquilo que tinha jogado até então.
Mas, para dizer a verdade, depois de completarmos o jogo não sentimos que nos satisfazia completamente.
Quando se está a trabalhar num projecto, por vezes perde-se um pouco a noção do que se tem em mãos.
Como tínhamos começado a fazer Zelda ao mesmo tempo, no dia em que completámos Super Mario começámos logo a falar de Zelda.
Depois de gravarem Super Mario no ROM, esqueceram logo o assunto e focaram-se em Zelda.
Quando acabámos Super Mario, Miyamoto-san certificou-se que mantínhamos os pés bem assentes na terra. Disse assim: “Estejam à vontade para celebrar, mas não mais que três horas depois de completarem o jogo.”
Miyamoto-san disse: “Vamos dar o nosso melhor no próximo projecto!” E respondemos Todos: “Sim! Vamos lá a isso!” Era assim na altura.