Como descreverias New Super Mario Bros. Wii aos nossos leitores?
Diria que criámos um título que agradará a todos, desde os que não têm experiência aos mais hábeis, contendo os elementos fundamentais dos jogos Mario. Acho que, essencialmente, é isto.
Disseste-o de forma muito ligeira e casual, mas alcançar esse objectivo deve ter sido uma tarefa incrivelmente difícil.
O meu objectivo era New Super Mario Bros. Wii continuar a vender um ano após o seu lançamento, tal como aconteceu com a versão para a DS. Queria que se tornasse obrigatório para quem tem uma consola Wii. Usei todas as minhas energias para o fazer.
Na tua opinião, qual é a diferença entre os títulos que continuam e os que não continuam a vender um ano após o lançamento?
Acho que quando algo despoleta muitas emoções, o que sentes é uma espécie de “cheiro”. Queria que Mario tivesse o seu próprio “cheiro” – um “cheiro” Mario-esco. Queria criar algo que estimulasse ao máximo os cinco sentidos porque assim, quando tiras o jogo da gaveta para jogar de tempos a tempos, é algo que te faz ficar contente. Há jogos que experimentas mas que nunca mais voltas a eles, por mais emocionantes que sejam.
De onde achas que vem este toque especial de um jogo? O que dirias que confere a um jogo o toque Mario-esco?
Bem, dependendo do jogo, podes usar o joystick ou o +Controlo. De qualquer forma, a funcionalidade de hardware é idêntica. Mas, dependendo do jogo, o toque ou sensação muda um pouco quando carregas num botão. É o ponto importante. Não seria verdade dizer que os controlos de Mario passaram de geração em geração na empresa. Na realidade, temos de alterar os controlos em todos os jogos.