Quando é que este “triângulo de ouro”, composto por Miyamoto-san, Tezuka-san e Nakago-san, nasceu?
Foi na altura de Super Mario Bros. 17 Como já mencionei, Tezuka-san foi-me apresentado enquanto novo membro da equipa. Na altura, ele estava... 17 Super Mario Bros. era um jogo de plataformas para a Famicom, tendo sido lançado no Japão em Setembro de 1985.
Então, Tezuka-san e Miyamoto-san estavam a trabalhar em Devil World ao mesmo tempo que Miyamoto-san estava a trabalhar com Nakago-san em Excitebike.
E Excitebike saiu em Novembro. Como o jogo Excitebike estava a ser desenvolvido em Tóquio, visitei muitas vezes a cidade com Miyamoto-san e, frequentemente, passávamos lá a noite. Isto numa altura em que a economia estava em alta e era muito complicado encontrar hotéis com vagas. Houve inclusivamente noites em que tivemos de dormir na mesma cama.
Foi assim que fizemos Excitebike. Depois disso, começámos a trabalhar em Super Mario e em The Legend of Zelda 18 simultaneamente. 18 The Legend of Zelda era um jogo de acção e aventura para o Nintendo Disk System da Famicom no Japão em Fevereiro de 1986.
Pois é, esses dois títulos foram desenvolvidos ao mesmo tempo. É surpreendente que muitos fãs não saibam disto, mas os primeiros títulos Super Mario e Zelda foram feitos em simultâneo pela mesma equipa. É algo completamente impensável nos dias de hoje! (risos)
Estás a referir-te às barras rotativas de fogo nas paredes do castelo, ao longo do corredor que tens de percorrer para lutar contra Bowser.
O conceito inicial por trás de Super Mario era ter um jogo dinâmico e atlético que se passasse em terra, no mar e no ar e que tivesse uma personagem grande.
Sim, queríamos um Mario com o dobro do tamanho do Mario normal. Mas não me lembro bem se decidimos usar ou não o Mario desde o início.