Falemos novamente de Super Mario Bros.. Podes referir algo do início do processo de desenvolvimento que te tenha ficado particularmente na memória?
Lembro-me claramente que, mesmo no início do processo de desenvolvimento, o céu azul aparecia no ecrã.
Não, nunca tinha visto nada assim. Quando vi aquela imagem, já era muito tarde mas liguei à mesma a Miyamoto-san e disse: “Criámos uma coisa espectacular!” (risos)
Até eu fiquei surpreendido por a Famicom conseguir mostrar gráficos tão vívidos.
Certo. Miyamoto-san disse-me logo ao início: “Faz o jogo de modo a que um nível demore cerca de um minuto a completar.” Mas, num jogo normal, consegues percorrer um ecrã num segundo.
Portanto, se demoras um segundo a percorrer um ecrã e queres que o nível demore um minuto, tens de ter 60 ecrãs.
Por isso mesmo é que perguntei: “Vamos mesmo fazer estes ecrãs Todos?” Ao que Miyamoto-san respondeu: “Como vamos ter uma data de coisas a acontecer pelo meio, 20 ecrãs devem ser o suficiente para um nível.” Na altura, não consegui perceber o que Miyamoto-san queria dizer.
Imagino que, embora o ecrã na altura só tivesse céu azul, nuvens e chão, Miyamoto-san já tinha mil e uma ideias concretas em mente.
Até o nível maior, ao qual dedicámos toda a nossa energia, só precisou de 32 ecrãs. Só houve um nível assim, Todos os outros puderam perfeitamente ser mais pequenos.
E apesar de Miyamoto-san não ter planos para os níveis, conseguia antever o que se seguia. Ficava verdadeiramente impressionado quando o ouvia dizer com toda a confiança do mundo o que devíamos fazer a seguir.